Futuro sustentável
Durante muitos anos falamos em deixar um mundo melhor para nossos filhos. Hoje desejamos um mundo melhor para nós mesmos e para as próximas gerações. Um futuro sustentável.

Muito temos falado sobre impacto social e propósito, mas o que isso significa na realidade?

Mais do que nunca, a sociedade exige empresas que tenham valores morais e engajamento com problemas sociais.

Frente à onda da inovação, não basta mais criar belas campanhas de marketing, estar em ecossistemas de inovação e não compreender o que isso realmente significa: mudança de cultura, de modelo e de essência no mundo dos negócios.

Empresas com propósito são negócios que se colocam à serviço da sociedade, para servi-la não para explorá-la.

Minha pesquisa de tendências para 2019 mostra que é essencial que negócios contribuam na solução de problemas que impactam milhares de pessoas, através de seus produtos e serviços conectados às novas tecnologias.

A monetização é consequência de uma boa reputação no mercado, não mais de patrimônios gigantes como no modelo tradicional e antigo. Empresas que geram impacto social fazem mais dinheiro, são mais influentes e estão no topo das listas das empresas mais relevantes do planeta.

 

O novo mercado e o futuro sustentável

No novo mercado, trabalhar passou a ser atividade de significado. Trabalhar com propósito significa gerar impacto no ambiente, nas pessoas e na comunidade da qual se faz parte. O trabalho passou a ser fonte de realização não de sobrevivência.

Para isso, é preciso tempo de pesquisa e auto reflexão sobre a identidade pessoal, que precisa estar muito bem esculpida, as habilidades naturais o tipo com o qual nos identificamos. A prosperidade é consequência do trabalho realizado com alegria e certeza.

Pessoas que encontraram este caminho valem mais no mercado e tem uma vida financeira estável, porque se tornam mais capazes de fazer escolhas e renúncias sem muita dificuldade.

E você, como pode contribuir para construir um mundo melhor para todos?

Imaginamos que coisas pequenas não fazem parte desta jornada, mas são elas que, somadas, geram a grande transformação.

Busque algum assunto com o qual você realmente se importe, e se não for possível no trabalho, engaje-se em seu horário livre.

Cuide de animais, de idosos, ensine crianças sobre as coisas da vida, visite doentes, recolha o plástico, recicle o lixo, converse com as pessoas escutando-as com atenção, compre roupas e comida com mais critério de preço e qualidade, ajude os amigos, pare na faixa de segurança, não desperdice comida. Estes são exemplos simples e possíveis para todos nós. Doe-se para o mundo, ele retribuirá em dobro.

2019 é um ano de desintoxicar.

Deixe o celular de lado e volte para a vida real. Enquanto você mergulha o tempo todo na telinha azul, o mundo aqui fora acontece.

São inúmeras as formas de contribuir e talvez um dos grandes segredos não esteja em criar coisas novas e sim em ressignificar tudo à nossa volta.

É o que fazemos que mudará a relação entre as pessoas e nossa relação com o planeta.

Não se omita! O mundo conta com você.

 

Jaqueline Weigel – Artigo publicado originalmente em GAZ

 

Saiba mais sobre a W Futurismo:

Palestras sobre Futuros: http://jaquelineweigel.com.br/

Programas in company: https://wfuturismo.com/workshopseprogramas/

Canal de estudos sobre o futuro: https://wfutureschool.sambaplay.tv/

Agenda de cursos: https://www.sympla.com.br/wfuturismo

Conheça os títulos na nossa Livraria Virtual.

 

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram W Futurismo

Facebook W Futurismo

Youtube  W Futurismo

 

Nosso compromisso é propagar a disciplina de Foresight de alto padrão internacional no Brasil, oferecer metodologias que conectam pessoas e empresas a futuros plurais.

Sonhamos com um Brasil que CRIA seus futuros!