Estudos e Cases publicados
estudo: o futuro da indústria criativa
A indústria criativa de mídia audiovisual vive profundas transformações e o público se torna mais consciente, engajado e crítico em relação ao conteúdo que consome.
Esse ano, o Rio2C mergulha na Era da Consciência e no papel do conhecimento como um dos catalisadores para uma tomada de decisão esclarecida. Ao abraçarmos esta era, esperamos que as escolhas conscientes nos impulsionem para um mundo mais compassivo.
Como parte desse movimento, nesta edição, em uma parceria com W Futurismo, disponibilizamos um estudo prospectivo focado no futuro da indústria criativa e na integração da IA aos processos. Sob a liderança da futurista Jaqueline Weigel, o estudo traça um panorama do momento da indústria para estabelecer cenários que podem nos ajudar a pensar nossos próprios futuros.
CASE: RH FUTURE READY, BRASIL
Neste case, a W Futurismo, expert em Futures Studies e Foresight Corporativo, foi contratada para o letramento em futuros da área de RH de três regiões da América Latina de uma grande multinacional do agronegócio.
O projeto durou quatro anos, e hoje, em 2024, a área tem um comitê de Foresight interno, uma Futurista em Residência, Jaqueline Weigel, da W Futurismo, e colaboradores qualificados em uma das ocmpetências mais relevantes do Século 21.
O resultado foi extraordinário, e o Planejamento Estratégico de 2023 incluiu o Foreisght, trazendo para o grupo uma visão de longo prazo para a área, que ressignifica seu papel na corporação global de forma significativa.
CASE: FORESIGHT PARA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Neste case, a W Futurismo, com sua marca local Casa21, foi contratada pelo Sebrae RS para auxiliar no Planejamento Estratégico e na construção da Visão de Futuro para 2040 do ecossistema de inovação regional, Santa Cruz do Sul, RS.
O ecossistema, de nome Converge, já existia há dois anos, e o engajamento dos atores locais era baixo, mesmo com as atividades eventuias na pauta. O resultado deste trabalho criou engajamento imediato no Comitê Executivo e nos atorespúblico pricados da região, instituições, governo, universidade e executivos locais.
O FUTURO DO METAVERSO
Neste estudo sobre o Metaverso, o Centro de Estudos e Pesquisas de Futuros da W Futurismo, apresenta a definição, origem, tecnologias habilitadoras, aplicações, possibilidades de negócios, pontos críticos e 4 possíveis cenários futuros para o tema.
Esperamos que esse relatório sirva na redefinição de ações antecipatórias que permitam a permanência e adaptabilidade do seu negócio aos novos tempos.
Nosso Centro de Estudos e Pesquisas de Futuros tem como propósito servir como fonte confiável de informações sobre sinais que estão impactando o presente e o futuro de forma a orientar líderes e organizações na tomada de decisões antecipatórias.
Elaboramos relatórios sobre temáticas específicas referentes aos estudos sistemáticos produzidos em nosso Centro de Pesquisas e Estudos de Futuros.
Neste relatório sobre Sustentabilidade, apresentaremos 10 tendências e seus impactos nos negócios e 4 possíveis cenários para análise prospectiva.
Saúde individual de 2022 a 2050
Foresight Labs são uma forma interativa de experimentar a construção estruturada de futuros, a partir de uma visão sistêmica de longo prazo sobre alguma questão do mundo ou de uma determinada área | segmento.
Condução: Jaqueline Weigel, futurista, e Vinícius Silva, Foresight Practitioner W Futurismo
FUTURES LITERACY LAB – 2022
Um lab com o grupo alumni da W Futurismo com o tema O FUTURO NA PRÁTICA, uma forma global de ativar a imaginação e a construção de futuros participatórios.
Condução: Jaqueline Weigel, futurista e integrante do network global da UNESCO em Futures Literacy.
Cenários e Projeções para educação em 2050
Como preparar as escolas e qual é. opapel do professor em uma era de educação disruptiva e de agenciamento. Como serão as escolas e o que o sistema e os professores podem fazer para se preparar e para influenciar a transfromação.
Pesquisa e Curadoria: Jaqueline Weigel, futurista da W Futurismo
Mentoria de Futuro para pequenos negócios
Um case aplicado em 2021 em um pequeno negócio brasileiro ajudou empreendedores a visualizar oiportunidades e possibilidades de futuro, e a desenhar um projeto ousado para 2030. A mentoria de Futuro e as metodologias de Foresight aplicadas a negócio de todos os tamanhos são transformadoras. Veja o rtesultado.
O artigo será publicado no The Journal of Futures Studies
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas e Estudos de Futuros serviu como base para esta narrativa da nossa CEO, Jaqueline Weigel sobre pontos relevantes de reflexão para os próximos 15 anos. Os dados foram apresentados no evento de 15 anos do g1, este ano.
O CONSUMO DA NOVA DÉCADA
Estudo de Foresight aplicado ao mercado brasileiro. Lab realizado em 2021 pela equipe W Futurismo, alunos e público em geral e estudo validado por Jaqueline Weigel e Rosana Paulucci, do Centro de Pesquisas de Futuro da W Futurismo.
CASE DE STRATEGIC FORESIGHT APLICADO NO BRASIL
As doenças do futuro
As doenças do futuro já estão postas, e já temos efeitos colaterais da era digital, que somados à pandemia intensificam o cenário atual e impactam o cenário futuro. A insegurança política e econômica do país e a visão de curto prazo podem nos deixar reféns de futuros sombrios e preocupantes.
Olhar para o longo prazo nos dá perspectivas, e oportunidades de agir. A falta de uma ampla visão sistêmica vem fazendo com que doenças do passado roubem investimentos do futuro, porque fomos responsivos apenas não antecipatórios.
O reset da liderança
O mindset da gestão organizacional precisa estar conectado com o modelo mental da sociedade, entendendo que a diversidade favorece a criatividade, que existirão novas relações de trabalho (informal, livre e remoto) e que a nova medida é a entrega que gera resultado orgânico e não a produtividade. Criar o que ainda não existe é a nova forma de sair na frente, sem garantias de perpetuidade de qualquer forma.
Negócios em 2021
A gestão pós-moderna é digital ou promove a migração para os modelos digitais, criando novas frentes de negócios dentro do negócio que já existe. Revisar o modelo, a estrutura, a dinâmica e digitalizar processos com metodologias ágeis é o início do caminho, mas não o aspecto final.
Empresas pós-modernas pensam globalmente e agem localmente de forma integrada ao todo global. O lucro está associado a impacto social que vira propósito e traz uma causa nobre como convite para o trabalho engajado. Empresas precisam ter responsabilidade e consciência ambiental, fazendo com que o discurso de antes passe a ser uma prática contínua.
O estado do mundo em 2020
A gestão pós-moderna é digital ou promove a migração para os modelos digitais, criando novas frentes de negócios dentro do negócio que já existe. Revisar o modelo, a estrutura, a dinâmica e digitalizar processos com metodologias ágeis é o início do caminho, mas não o aspecto final.