O coaching fazendo cada vez mais sucesso. O movimento de profissionalização está acelarado, mas os aventureiros continuam de plantão. As entidades internacionais reguladoras são o ICF ( International Coach Federation ) , IAC ( International Association of Coaching ) , EMCC ( European Mentoring & Coaching Council ) , PCMA ( Professionals, Coaching and Mentor Advisors ) . O ICF, International Coach Federation é o mais forte. Está em 110 países e em 2011 fez uma forte aliança com as demais entidades em prol de um movimento consciente dos profissionais deste mercado.
O ICF Brasil , presidido por José Augusto Figueiredo, tem um plano de crescimento para o país, e vem aumentando seu número de credenciados. Segundo o ex-presidente do ICF mundial, Ed Modell, O ICF é uma entidade para coaches de alto nível, que se preocupam em estudar continuamente, em ser supervisionados e avaliados constantemente.
Este é um desafio para nós brasileiros. O que percebemos na recém lançada ACADEMIA DO COACH, é que os interessados em formação de coaching acabam escolhendo o caminho mais fácil e mais barato, não o melhor, e depois mantém o foco em prospectar clientes e faturar, não mais em aprender. O número de coaches profissionais formados que buscam supervisão ou tem um mentor mais experiente é mínimo, o que traz um grande risco para o mercado comprador, que ainda não tem informações suficientes para escolher de forma adequada. O ICF não forma coaches, apenas os credencia verificando se eles tem o conhecimento, as competências e o comportamento ético necessário para serem bons coaches.
Ao contratar, busque a formação, as credenciais e referências de clientes já atendidos. Fique atento e acompanhe o trabalho do coach. Acesse https://www.icfbrazil.org/ ou https://www.coachfederation.org/ ou mande suas dúvidas para contato@weigelcoaching.com.br que temos uma equipe de coaches que pode responder suas dúvidas.