Em tempos exponenciais o aprendizado é infinito. Somos empurrados todos os dias para a próxima etapa do mundo. Fomos severamente treinados para preservar o que existe e nos manter em segurança. Porém, nada disso nos ajuda muito agora, no momento que precisamos nos preparar para o futuro.
O mundo anda para frente, sempre andou. Tornamo-nos uma sociedade medrosa, colonizada, intimidada em relação a correr riscos. Precisamos fazer um esforço hercúleo para manter nossa lente voltada para o futuro. Alguns têm este dom nato e estão sempre à frente do seu tempo. Posição não menos dolorosa que as demais. Outros encontraram calor e conforto nas zonas que aparentemente não têm risco. Talvez seja a maioria.
Não arriscar agora pode ser o maior risco. Mas como lidar com este novo tom do mundo?
Não há respostas prontas, mas talvez o primeiro passo seja aceitar que ficar onde estamos não é mais uma opção. O segundo, começar a dedicar mais tempo para criar coisas novas.
Em terceiro lugar, nosso leme precisa se voltar para o futuro imediatamente. Ser orientado para o futuro é viver o presente de forma intensa, respeitar o passado, compreender padrões, e mirar o passo seguinte todos os dias.
Não podemos mais perder de vista o que desejamos construir: um mundo melhor e mais digno para todas as pessoas.
O novo mercado exige pessoas digitais, empresas ágeis e conscientes, e modelo mental coletivo voltado para tempos vindouros. Negar é perda de tempo, resistir pode nos deixar distraídos, e se esconder na própria redoma mostra falta de inteligência.
Precisamos rever tudo: nosso modo de viver, de produzir, nossas crenças sociais e individuais, o formato de família e educação, os negócios e a liderança.
E isto não é ruim, faz parte do progresso da raça humana no mundo. Podemos reescrever nossa história e ressignificar nossas vidas. É tempo de passar o mundo a limpo. Teremos dores, perdas, mas os sinais do passado nos mostram que somos bons em nos reinventar. Precisamos nutrir a esperança por dias melhores, e saber que estamos construindo algo de valor coletivo neste movimento de mudança.
Onde está o seu leme? Remaneje-o para o futuro, antes que você e seu negócio sejam um capítulo do passado.
Por Jaqueline Weigel (publicado originalmente em Gazeta do Sul)
Outros artigos que você também pode gostar:
Como você se prepara para o futuro?
Futuros além da Inovação e da Transformação Digital
Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro. Saiba também como levar a W Futurismo para uma palestra na sua cidade clicando aqui.
Aprofunde o seu conhecimento sobre o futuro. Conheça a W Future School, o canal de estudos online de alfabetização para o futuro, e a nossa Agenda de Cursos.
Saiba mais sobre a W Futurismo:
Palestras sobre Futuros: https://jaquelineweigel.com.br/
Programas in company: https://wfuturismo.com/workshopseprogramas/
Conheça também os títulos na nossa Livraria Virtual.