Fala-se tanto em desenvolvimento, crescimento, performance. Afinal, o que é desenvolver-se e porque este tema hoje tem tamanha importância? Desenvolver-se é crescer, aumentar, melhorar, aperfeiçoar, fazer progredir. Existem várias formas de desenvolvimento: social, intelectual, profissional, humano, corporativo, etc…Os conceitos de desenvolvimento estão intimamente ligados à mudança e à capacidade de adaptação.
Seres humanos, a princípio, não apreciam mudança. Muitas são as razões pelas quais isto acontece. Uma delas a neurociência explica: nosso cérebro conspira para que não gastemos energia à toa, e seu conselho sempre será “não mude”. Outra razão é porque temos medo do desconhecido, então decidimos ficar na zona de conforto. Pessoas que optam por ficar na zona de conforto, não costumam virar cases de sucesso. Então é hora de acordar! Não espere precisar mudar para se desenvolver. Seja pró-ativo.
Nas carreiras e nos negócios, o tema Desenvolvimento Humano e Organizacional tem sido comum. Pessoas desenvolvem o que precisam para conquistar determinada meta. Assim o é com organizações. No caso de profissionais, vemos um desenvolvimento avançado na área do conhecimento técnico, das estratégias e na base de dados empírica, mas grandes lacunas de comportamento.
Nas empresas, o crescimento dos últimos anos tem sido fantástico. Prédios sofisticados, tecnologia, estratégia, inovação, conhecimento, gestão, mas também enormes lacunas comportamentais.
Líderes sabem o que deveriam fazer, mas não o fazem. Faltam habilidades de comportamento. Equipes sabem o que deveriam fazer e não o fazem. Faltam habilidades de comportamento. Profissionais estão insatisfeitos, mas não tem coragem de mudar. Faltam habilidades de comportamento.
Exemplos de habilidades de comportamento: foco, coragem, capacidade de priorizar, auto-confiança, objetividade na comunicação, e milhares de outras. Até agora, não sabíamos que aprender sobre isto era necessário. Graças à ciência temos ferramentas como o coaching trazendo grandes soluções. Desenvolver-se é tornar-se melhor do que já somos. É usar 100% da capacidade. É superar seus próprios limites todos os dias. O resultado disso é uma história profissional que gera orgulho. Um legado empresarial que servirá de modelo.
Do contrário, seremos só mais um profissional ou só mais um dos vários negócios que passaram por este mundo. Sucesso é escrever uma bela história.