O Brasil é um dos países menos seguros do mundo em tempos de Covid-19! Esta foi a resposta de uma importante reunião de negócios global esta semana, que teve como convidado um infectologista de reputação inquestionável. Por que o gigante adormecido chegou no topo deste ranking negativo, que fere seriamente a imagem do nosso país?
Tendemos a não ser muito bons em seguir regras. Podemos ser arrogantes mesmo quando não dominamos o assunto. Ouvimos pouco e falamos muito. Quantas vezes interrompemos a fala dos outros para impor nossa opinião? Muitas vezes, distorcemos fatos para defender nossa visão particular de mundo ou, o ponto do debate que nos interessa.
Um esgotamento geral assombra o mundo, que se mostra a cada dia mais incendiado com os assuntos atuais. Por um lado, os gritos de “basta” são uma das melhores coisas que assistimos no meio deste caos. Chega de tratamentos desiguais, de aberrações e de separatismos arcaicos. Todas as formas de preconceito são cruéis, inclusive o preconceito reverso ou o ativismo oportunista, que para defender uma causa, ataca gratuitamente pessoas sem sequer conhecê-las. As redes sociais passaram de fóruns interessantes para latrinas, onde se despeja a raiva pessoal sem critérios. Impor a inclusão é a pior maneira de conquistá-la. Use seus conselhos e faça o que você recomenda.
O ódio interior existe em todos nós, e os budistas nos dão caminhos incríveis de como domá-lo. O filósofo indiano Sarkar nos ensina, com a filosofia Neo Humanista o caminho da bem-aventurança: ter cuidado para estabelecer a harmonia entre os seres humanos, as espécies animais, vegetais e o mundo inanimado. Só assim a sociedade poderá atingir seus objetivos coletivos. Precisamos parar de classificar as pessoas pela religião, preferência política, cor, sexo, classe social ou pelas preferências pessoais.
É hora de harmonizar, repensar, ressignificar. O conflito constante traz energias ruins e é absolutamente anti prosperidade.
O momento que vivemos trará de volta o filtro do bom senso, para que saibamos escolher melhor nossas fontes de conteúdo, nossos debates e nossas palavras, e fará com que a tecnologia avance com limites.
Governos são passageiros, desafios globais encaram nossa civilização mostrando que assuntos essenciais não podem mais ser adiados.
O verdadeiro crescimento acontece quando ampliamos o olhar, respeitamos o que é diferente, consideramos fatos não apenas sentimentos individuais, e conseguimos entender que nenhuma luta separatista e nenhum comportamento unilateral prosperará no novo século. Culpar ou criticar os outros mostra imaturidade emocional.
Em meio a tanto barulho, quando alguém o atacar, ignore. Se a opinião for diferente da sua, aprenda. Se se sentir ofendido, olhe para dentro, ofensas revelam duras verdades sobre nós mesmos. A melhor forma de rebater a polarização do mundo é praticando o silêncio, e retribuindo ataques com amor.
Esse artigo foi relevante para você? Então saiba mais sobre a W Futurismo em nossos canais:
Acesse nosso site: https://wfuturismo.com/
Programas in company
Cursos e certificações
Agenda de eventos
Blog
W Podcast
Comunidade W
Contato por email: contato@wfuturismo.com
Contato por whatsapp com Bruno: (11) 97642 8603