Metaverso mudando nossa realidade

por | maio 2, 2022 | Estudos de Futuros, Futurismo, Strategic Foresight

Artigo de Jaqueline Weigel para Gazeta do Sul, 02 de maio de 2022. Imagem: Money Times

Meta significa ir além. Metaverso, ir além do universo que conhecemos. O próximo tema talvez seja multiverso, que significa viver várias realidades ao mesmo tempo.

O metaverso é uma realidade virtual imersiva e interativa, uma evolução de jogos onde as pessoas precisam de um avatar para o ambiente virtual, que está cada vez mais realista.

É uma extensão virtual da nossa vida atual, como se fosse outra dimensão. O metaverso,, que é um dos grandes riscos apontados pelo World Economic Forum este ano, e trará uma nova fase para a conectividade onde a realidade e a virtualidade se misturam. O risco apontado é que esta nova tecnologia entrará em nossas vidas sem o tempo devido de regulamentação, o que pode trazer danos éticos e biofísicos sem precedentes.

O progresso tem pressa e as novas realidade se impõe rapidamente.

O tema surgiu no romance Snow Crash em 1992. O convívio no metaverso é através de avatares em 3D, e no futuro, essas tecnologias serão imersivas e responsivas ao nossos movimentos, e talvez não tenhamos que vesti-las, estarão dentro do nosso corpo.

A principal vantagem do metaverso é conseguir fazer atividades imersivas remotamente. Ou seja, você não precisa mais ir até um supermercado físico para ter uma experiência imersiva de compras. Você poderá colocar tudo no seu carrinho de uma maneira mais dinâmica que hoje em dia e ter o pedido entregue na sua casa. Poderemos assistir um filme em uma sala virtual com um amigo que está distante de forma próxima e divertida.

O metaverso elimina barreiras físicas, e traz inúmeras possibilidades para negócios e para a vida de todos nós, mas a tecnologia ainda tem muitos desafios, e terá que de avançar para explorar os detalhes minimalistas e os sentidos humanos.

No futuro, o metaverso não será um par de óculos de realidade virtual, mas um capacete ou um chip no cérebro, com sensores para que seu cérebro seja estimulado com cenários de realidade. Você poderá ir a uma loja virtual da Nike, sentir o tecido na sua mão, peso e textura, por exemplo, experimentar tendo a sensação real de que está na loja.

As tecnologias exponenciais estão avançando e são usadas de forma combinatória e deverão mudar mesmo a nossa realidade. Até 2029, podemos ter a Next Technology, próxima tecnologia, que virá do encontro de Inteligência Artificial com os wearables, tecnologias implantadas em nosso corpo, e terá início a era pós informação, quando dados vão para seu próximo nível.

Escolhi este tema hoje para mostrar que a transformação acelerada está em andamento, e é inevitável. Precisamos nos familiarizar com todos estes assuntos para que possamos responder de forma equilibrada às novas demandas. Quem não se prepara, terá mais traumas, perdas e sofrimentos que o necessário. Pesquise sobre como o metaverso entrará no seu segmento, é fundamental.