jaqueline weigel

Jaqueline Weigel esteve no evento PLUGUESE promovido pelo Sebrae Espirito Santo, por ocasião do lançamento do Sebraelab Vitória.

Na palestra de abertura, Jaqueline falou sobre os sinais do futuro, sobre a disciplina de Foresight no mundo, sobre estratégias de futuros para negócios liderança e a nova consciência global.

Precisamos consertar nosso planeta com o uso da tecnologia, com ética e pensando em ubiquidade e sustentabilidade. A economia de vanguarda é transversal, assim como os novíssimos modelos de negócio do mundo, que trabalham de forma orgânica e interativa.

Falamos demais de tecnologia e inovação e muito pouco de estratégias de futuros de longo prazo, a discussão fica rasa. Para onde vão os ecossistemas de inovação? O aprendizado é prático e precisamos das experiências, mas nos próximos anos precisamos ampliar a discussão e criar rotas mais robustas para os futuros do mundo e dos negócios.

A W Futurismo propaga a disciplina de Foresight de alto padrão internacional no Brasil, ajuda empresas de diferentes tamanhos a criar estratégias de futuros, prepara líderes do futuro e alavanca a formação de uma nova sociedade corporativa, mas consciente, preparada e ética.

Confira a reportagem completa, escrita por Francine Leite, publicada no site Folha Vitória.

 

jaqueline weigel

Imagine uma luneta, capaz de enxergar lá na frente. Ou uma lupa, que nos ajuda a ver o que está perto, mas fica meio escondido entre as funções do dia-a-dia. Esse foi o efeito da vinda da gaúcha Jaqueline Weigel para o Espírito Santo, nesta segunda-feira (19).

Estrategista do futuro – função que pode mudar a qualquer momento, segundo a própria – Jaqueline acredita que a tão falada “inovação” é o mínimo. É do dia-a-dia. Para ela, é preciso transformação nas formas de falar, de fazer, de viver. E tudo começa pelo desapego. 

“É preciso se desligar das velhas formas para criar novas, olhar de fora para mudar por dentro. O mundo já mudou, e nós também”, analisa Weigel.

A futurista – título que, segundo a própria, já está ultrapassado – explica que o mundo está saturado das ações humanas. É preciso criar maneiras de reutilizá-lo.

“O sonho da casa própria não existe mais. Nem o primeiro carro é o grande ideal de muitos jovens, e uma carreira não precisa ser apenas uma carreira, podem ser várias”, explica Jaqueline, que já está no que ela chama de quinta encarnação da carreira profissional, já pensando na sexta. 

jaqueline weigel

Todos devem ser empreendedores

Durante mais de uma hora de conversa, Jaqueline Weigel mostrou que as 21 profissões do futuro já estão definidas e não estamos preparados para nenhuma delas.

“A gente foi criado para cuidar do que tem e não para criar coisas novas.” E por isso é preciso reinventar-se. De acordo com a especialista, todos devem ser empreendedores e pensar nas reincarnações profissionais – não é preciso ser um só durante toda a vida. 

Weigel mostrou ainda que a tecnologia não nos dá mais trabalho, pelo contrário. De acordo com a palestrante, a transformação não passa somente pela tecnologia e, sim, pela estratégia e ética.  “A inteligência artificial já fraudou impressões digitais. Precisamos dar um passo atrás e ‘reinovar’, avaliar… é realmente disso que o mundo precisa?”, pondera. 

 

jaqueline weigel

Plugue-se

Jaqueline Weigel foi a primeira palestrante do Plugue-se, evento promovido pelo Sebrae, no Espírito Santo. Os encontros, que acontecem até o dia 30 de novembro, tratam de como a transformação digital impacta as empresas e os negócios.  Ainda dá tempo de conferir a programação e se inscrever no site

 

Aprofunde o seu conhecimento sobre o futuro. Conheça a W Future School, o canal de estudos online de alfabetização para o futuro, e a nossa Agenda de Cursos.

Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro. Saiba também como levar a W Futurismo para uma palestra na sua cidade clicando aqui.