Incerteza é a única certeza

por | jul 27, 2020 | Estudos de Futuros, Futurismo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Jaqueline Weigel, Jornal Gazeta do Sul, 27/07/2020

Enquanto o Brasil perde tempo com polarizações e especulações sobre como será o mundo, países como a Finlândia já fizeram a lição de casa. Discutem de forma educativa e madura os aprendizados sociais da pandemia, evento comparável à segunda Guerra Mundial, há 80 anos.

A sociedade evolui em etapas, e as teorias de mudança mostram que há diferentes movimentos nas mudanças sistêmicas: circular, espiral, progressivo, disruptivos. Sociedades, assim como pessoas, amadurecem, e tempos de adversidade extrema trazem maturidade forçada.  

O Brasil não foi muito bem durante a pandemia. Mostramos nossa adolescência como tribo geográfica. Gritamos, negamos, temos dificuldade em seguir regras, protestamos, desconfiamos e perdemos um tempo enorme administrando os “hormônios” desta fase da vida.   Evoluir como sociedade requer maturidade e sabedoria, e a estrada ainda é longa por aqui.

Como observadora constante da evolução do planeta, percebo que, o velho modus operandi do mundo tenta voltar a se estabelecer, impondo suas premissas nocivas, moldando nosso pensamento, manipulando nosso senso crítico e nos apresentando de forma maquiada as melhores práticas de sempre. Fique atento.

Massas emocionalmente exaustas tornam-se distraídas. Mediante a ausência de respostas, podem vir a ser altamente manipuladas. Qual é sua história do momento? Qual é sua verdade atual?

O ruído do mundo anda intenso. O silêncio cada vez mais raro. Contemplar, observar e refletir é uma atitude impossível para pessoas imaturas. Pratique o silêncio, é nele que estão as mais belas respostas.

Sociedades que dão certo, como a finlandesa, tem como base a confiança, a igualdade, a capacidade de cumprir com compromissos assumidos e a autonomia. É um dos poucos países que, no pós-guerra, criou união em torno da visão coletiva dos próximos 50 anos do país, e isso os tornou antecipatórios, competência essencial da nova década.

Vivemos um momento delicado, com enormes incertezas, e talvez este seja um ótimo exercício para que o mundo assuma a incerteza como certeza permanente. Nunca houve respostas para o futuro, ou previsões garantidas.

Se religarmos o mundo no módulo automático, podemos criar um estado ainda pior do que o que havia antes, o que seria catastrófico. Estamos em convergência planetária há pelo menos oito anos, e agora todos os assuntos precisam de atenção: revolução, tecnologia, inovação, pandemia, política, racismo, igualdade de gênero, pobreza, caos climático. Acabou nosso prazo, teremos que mudar para então seguir em frente.

O que começarmos agora será percebido apenas daqui a dez ou vinte anos. Por isso, precisamos nos tornar responsáveis, conscientes e supra-humanos. É tempo de liberdade, de inclusão, de tolerância, de respeito e principalmente, de autenticidade. Sinta-se livre para ser o humano que você deseja ser depois da pandemia. Liberte-se dos padrões da vida que outros criaram para você. Estudos mostram que a única coisa que eles trazem é arrependimento. Renasça ressignificado.

Acesse nosso site: https://wfuturismo.com/

Programas in company
Cursos e certificações
Agenda de eventos
Blog
W Podcast
Comunidade W

Contato por email: contato@wfuturismo.com
Contato por whatsapp com Bruno: (11) 97642 8603n

Traduzir »
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajuda-lo?