Jaqueline Weigel: 30 de maio de 2018 – Site Futuro Exponencial

Em 2020 já teremos um novo mundo. Hoje, temos quase 4 bilhões de pessoas conectadas no planeta. A era digital já é realidade. Empresas falam de inovação, a indústria debate a Revolução 4.0, futuristas estudam possíveis cenários em tempos de tecnologias exponenciais e os profissionais tentam descobrir por onde dar início à sua própria reinvenção.

O conhecimento tradicional se tornou obsoleto, a resistência vem sendo vencida pelas descobertas diárias e os novos assuntos ocupam cada vez mais espaço nas rodadas de negócio. O que acontecerá com nosso mundo, com o mercado, com as profissões? Que Brasil queremos no futuro e que mundo desejamos a partir de agora?

Parecem perguntas românticas, que antes só poderiam ser feitas por quem tinha poder, dinheiro ou vida garantida.

Filosofia era para desocupados ou para privilegiados, hoje já é assunto de todos nós. Precisamos nos apropriar desta causa como população global. Não é mais só sobre o Brasil; é sobre o mundo que vivemos, que muda rapidamente todos os dias e que exige nossa atenção.

Quarta Revolução Industrial

Em 2016, quando a Quarta Revolução Industrial foi oficialmente anunciada, os early adopters do mundo colocaram o assunto na pauta principal. Futuristas, empreendedores, líderes exponenciais e comunidades criaram poderosos ecossistemas em torno da inovação e da transformação do mundo.

O novo movimento é admirável e o mundo já vem mostrando evidências positivas. Ainda há muitos problemas sobre os quais teremos que conversar. Nunca a desigualdade esteve tão acirrada, nunca os desafios globais estiveram tão conectados com a nossa realidade do dia a dia.

futuro
Tecnologia e inovação são pautas quentes, mas não as únicas (Crédito: Shutterstock)

Precisamos ampliar o debate, a visão sistêmica e conversar sobre todas as questões que afetam a vida humana no planeta. Tecnologia e inovação são pautas quentes, mas não as únicas. O que é bom para o mundo é bom para seu negócio a partir de agora.

Um dos principais desafios será a mudança cultural, o abandono do imediatismo e a cocriação de uma economia compartilhada. Há otimismo entre os executivos e empreendedores, mas eles também declaram que o nível de preparação do nosso mercado é muito baixo.

(Saiba mais sobre Inovação e a Indústria 4.0 nesse artigo)

2020: o futuro começa hoje

Empresas e profissionais estão muito pouco conscientes e prontos para a primeira das mudanças dos próximos anos. A discussão em torno de tecnologias exponenciais, negócios digitais e startups estão abertas e precisamos adicionar na mesma intensidade um novo ingrediente: a mudança do modelo mental das pessoas, a adaptação dos modelos, o entendimento das novas propostas do mundo e o desenvolvimento de novas habilidades cada vez mais complexas. O conhecimento vale, mas não é mais definitivo. (Saiba mais sobre a mente dos líderes exponenciais lendo esse artigo)

futuro
2020 começa hoje (Crédito: Shutterstock)

Pressa e atropelo são diferentes de velocidade. Precisamos aprender a ter respostas rápidas que tenham base sólida ou certamente em 2020 muitos profissionais ou empresas enfrentarão um enorme desafio de não encontrar mais oportunidades ou de estagnar sua jornada de prosperidade e crescimento.

timing é agora.

Agenda de Cursos da W Futurismo NO BRASIL: clique aqui