O que são e porque tirarão as empresas tradicionais do mercado
Por Jaqueline Weigel, Mentora Futurista
Você já deve ter ouvido este termo: exponencial. As ExOs, Organizações Exponenciais, são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas. Salim Ismail, com quem aprendo e estive no Singularity University Global Summit, estudou as empresas que estão alavancando em uma proporção muitas vezes maior que as empresas tradicionais. CEOs que comemoram vitórias devem ter orgulho de sua história, mas clareza de que suas habilidades não tem muito valor para o novo mundo. Temos um novo tipo de empresa, ou organismo, solto no mundo, e quem não inovar de forma disruptiva, poderá ser exterminado ou impactado nos próximos anos.
Empresas Exponenciais tem PTM, Propósito Transformador Massivo, staff sob demanda, espaços compartilhados, baixo custo e crescimento acelerado. São empresas que operam com uma proporção de preço e desempenho 10 vezes maior que as empresas da década passada. A teoria da escassez é trocada pela teoria da abundância, que serve como base para o sistema de negócios. Ao contrário da teoria da escassez, que prega a falta, o “não tem para todo mundo”, a teoria da abundância preconiza que tem para todo mundo, portanto é possível cobrar barato, ou compartilhar, tornando as coisas acessíveis a qualquer pessoa do planeta e portanto, comprovando que “tem tudo para todo mundo.” O tempo em que poucos tinham acesso às coisas acabou, e os 10 bilhões de habitantes que seremos no planeta nos próximos anos, terão como viver bem, com uma qualidade de vida jamais vivenciada até agora. Mais longevidade, mais riqueza, menos gastos com tudo. Seremos mais ricos.
Empresas exponenciais nascem digitais, e atendem os 6 Ds citados por Peter Diamantis, outro fundador da Singularity University, do modelo disruptivo: digital, deceptivo, disruptivo, desmaterializado, democrático e desmonetizado. O termo exponencial requer pensar muito acima dos padrões habituais. Enquanto empresas tradicionais se tornaram lentas, burocráticas e nada competitivas, ExOs vem desenhando uma nova realidade.
Quando falamos de startups, precisamos conectar este belo movimento de empreendedorismo moderno ao grande movimento de mudança do mundo, oficialmente percebido quando do anúncio da Quarta Revolução Industrial em Davos em janeiro de 2006. Três novas eras estão previstas e tendem a mudar profundamente tudo que conhecemos. Algumas empresas nascem digitais, outras tentam se adaptar rapidamente. Nem todas as empresas são “exponenciáveis”, mas terão que jogar o novo jogo dos negócios. A Transformação Digital é a parte mais simples da mudança e da inovação. A disruptura é uma ameaça real, e virá de onde os executivos menos esperam. Priorize a inovação, forme novos líderes, prepare sua empresa e suas pessoas para a era exponencial. O futuro já começou.