Veja artigo com entrevista com a Weigel Coaching no Blog Emprego e Carreira questionando se nós brasileiros estamos levando mais trabalho pra casa e quais são os efeitos disso!
Brasileiros levam mais trabalho para casa?
Segundo pesquisa recente realizada pela consultoria Randstad, 61% dos profissionais brasileiros resolvem questões do trabalho em momentos de folga ou no seu tempo livre. Outro dado da pesquisa aponta que 36% precisam estar disponíveis para assuntos relacionados ao trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas será esse um comportamento tipicamente brasileiro?
Para a coach Jaqueline Weigel, diretora da Weigel Coaching e do Núcleo de Coaching Integração, esse percentual deve ser ainda maior. “Levar trabalho não é só fisicamente, mas também psicologicamente, mentalmente estar ligado ao trabalho”, explica. Wiegel acredita que esse volume de tarefas se deve a muitos fatores, mas certamente a dificuldade de administrar, além de um volume excessivo de tarefas.
“Falta método, priorização do que fazer. Brasileiros querem fazer tudo ao mesmo tempo. Em empresas fora do país que diversidade cultural, essa deficiência de métodos fica muito visível”, observa a coach. Na avaliação da especialista, esse é também é um gap da própria formação das escolas de negócios do país. “Outras instituições tem uma metodologia mais focada nesse tema”. Cabe aos chefes também compreenderem quando há uma negativa por parte do colaborador. “Os antigos chefes não sabem ouvir “não”, mas o líder do século XXI sabe que o “não” é importante”, destaca.