Estudo aponta que as empresas preparadas para o futuro têm lucratividade 33% maior e um crescimento de capitalização de mercado 200% maior quando comparadas com a média da amostra.
A pesquisa foi realizada pelo European Corporate Foresight Group, na Alemanha, e, segundo resultados, as empresas que pensam no futuro superam a média das empresas com 33% mais lucros e com 200% a mais de crescimento.
Não é de se admirar que tantas startups inovadoras e grandes multinacionais estejam contratando pesquisadores de futuros ou Foresight Practitioners para desenvolver suas próprias equipes de pensamento de futuros.
Companhias como Hershey’s, banco Capital One, L’Oreal e Disney possuem equipes de Foresight para ajudá-los a ver através do caos e da complexidade de um mundo em rápida mudança, desafiar a gestão do presente e criar estratégias robustas para o futuro.
A Rand Corporation e a Shell, nas décadas de 1960 e 70, foram pioneiras na aplicação de metodologias de Foresight em organizações. Desde então, muitas empresas investiram na construção de setores de Foresight Corporativo, incluindo Cisco (Boe-Lillegraven e Monterde, 2015), Daimler (Ruff, 2015), Deutsche Bank (Rollwagen et al., 2008), Deutsche Telekom (Rohrbeck et al., 2007), France Telecom (Lesourne e Stoffaes, 1996), L’Oreal(Lesourne e Stoffaes, 1996), Pepsi (Farrington et al., 2012), Siemens (Schwair, 2001) e SNCF (Lesourne e Stoffaes, 1996).
O Foresight Estratégico permite que essas empresas identifiquem sinais de mudança antes do que seus concorrentes, ganhem uma visão mais profunda de como as tendências afetarão sua organização e identifiquem respostas mais eficazes, ganhando vantagem competitiva.
Os estudos de futuros aplicados de forma estratégica oferecem metodologias pragmáticas para que organizações de todos os tamanhos e setores possam preparar-se para enfrentar as mudanças, se tornem mais resilientes e sejam capazes de conduzir estratégias de transformação de longo prazo.
Fontes:
Rohrbeck, René and Mahdjour, Sarah and Knab, Sebastian and Frese, Tobias, Benchmarking Report: Strategic Foresight in Multinational Companies. European Corporate Foresight Group.
Rohrbeck, René and Kum, Menes Etingue: Corporate foresight and its impact on firm performance: A longitudinal analysis.Créditos da Imagem: Adeolu Eletu, disponível em unplash.com
Esse artigo foi relevante para você? Então saiba mais sobre a W Futurismo em nossos canais:
Acesse nosso site: https://wfuturismo.com/
Programas in company | Cursos e certificações | Agenda de eventos | Blog
W Podcast | Comunidade W | Observatório W
Contato por email: contato@wfuturismo.com
Contato por whatsapp com Bruno: (11) 97642 8603