Artigo de Jaqueline Weigel sobre a Gestão de Pessoas nas Empresas Modernas, veiculado na Revista Mega SA – carreira, negócios e oportunidades. Confira:
Pessoas, um dos maiores desafios no universo de negócios. Não importa o tamanho: motivar, engajar e formar um time de primeira linha sempre foi um grande desafio para gestores e empresários.
Na era moderna, antigos modelos não funcionam e a chefia ficou fora de moda. Modelos padronizados e autoritários caíram por terra. A ideia agora é trabalhar em rede, de forma integrada e compartilhada, dividindo conquistas e fracassos de forma com que todos no negócio aprendam e cresçam cada vez mais.
Quando criamos um bom ambiente de trabalho, o resultado aumenta. Já temos pesquisas que comprovam esta teoria. O lema do empresário moderno é criar resultado de negócios através das pessoas. Parece simples, mas não é. Teorias complexas, fórmulas prontas e massificação não dão resultado, não geram mudanças positivas, só dor e sofrimento. Trabalhadores insatisfeitos não inovam e não produzem um trabalho de qualidade.
As empresas precisam entender os recados do mercado, dedicar tempo para aprender novas fórmulas e reservar orçamentos para investir no desenvolvimento das pessoas. Não haverá outro caminho. Sistemas e estruturas físicas aliadas a conhecimento e experiência não são mais o caminho. Comportamento é a grande chave da mudança, e este é nosso trabalho. Coaches sabem como desenvolver pessoas, grupos e equipes, e isso traz velocidade e sustentabilidade ao crescimento do negócio.
O país vai continuar em desenvolvimento, independente do cenário atual e das eleições. O crescimento é inevitável. Esta é a razão pela qual coaches farão parte do quadro de pessoas que ajudam as empresas em suas estratégias de negócio. Coaching executivo para os gestores é o primeiro passo, seguido por coaching de equipe e em grupo. A cultura de coaching permeará todas as organizações de sucesso do futuro.
[pb_blockquote component_description=”Jaqueline Weigel”][/pb_blockquote]