PORTAL EXAME – 24/04/2012
São Paulo – Você já baixou todos os aplicativos possíveis para organizar sua rotina no trabalho, leu livros, participou de palestras, comprou uma agenda e não esquece de listar tudo o que tem para fazer. Mas, apesar de tudo isso, ainda não consegue ser um bom administrador do tempo?
Leia Mais
- 24/04/2012 | Entrevista de emprego: quais são as suas motivações?
- 23/04/2012 | Crescer na carreira é mais importante que salário, diz pesquisa
- 23/04/2012 | Mulheres passam mais de um terço da vida inférteis
- 22/04/2012 | Como causar uma boa impressão logo de caraPois o problema pode estar na maneira como você encara a própria carreira. É o que afirma a coach executiva Jaqueline Weigel. “Há técnicas ótimas que podem funcionar, sim, mas desde que você desenvolva a habilidade”, afirma. “Você precisa entender onde estão os obstáculos e quais os seus comportamentos”.
Confira quais as visões erradas de carreira que atrapalham os ponteiros durante o expediente:
1. A empresa é dona do seu tempo
“Há pessoas que acreditam que, uma vez contratadas, devem se submeter a todas as coisas deste negócio a qualquer tempo, inclusive de fim de semana, por exemplo”, afirma a especialista. No entanto, segundo ela, esta é uma visão equivocada sobre a própria carreira.
O dono do seu tempo (e da sua vida), surpresa, é você mesmo. Na prática, isso significa que você não precisa estar disponível 24 horas por dia sete dias por semana – a menos que isto esteja previsto em contrato. “O que a empresa exige é produtividade. Ela não quer ser dona da sua agenda ou da sua vida”, diz a especialista.
2. Tenho que aceitar tudo para provar minha competência
“Somos treinados para sempre dizer sim”, afirma Jaqueline. Por isso, no ambiente de trabalho, dizer não para algumas demandas é tão custoso. “Você tem que ser muito íntegro e certo do que você quer”, explica.
Some a isso a falsa ideia de que, para provar que é capaz, é preciso atender a todos os pedidos profissionais e, pronto, tem se o prato perfeito para acabar com uma rotina de trabalho equilibrada.