Mais conhecido como Futurismo no Brasil, é o nome mais adequado para a disciplina de estudo de futuros é Foresight, também conhecida globalmente como Futures Studies ou Futures Research.
Esta disciplina de futuros usa um olhar transversal e sistêmico, considera macro pilares do ecossistema global e usa metodologias variadas para antecipar, acelerar e influenciar futuros preferidos. Futuristas profissionais traduzem sinais de tempos vindouros para ajudar sociedade e empresas na tomada de decisões do presente.
Estamos em um momento de profundas transformações do mundo. A era 4.0 terá várias etapas, e a duração estimada é de 20 a 25 anos.
A disciplina de Foresight ajuda empresas a olharem de forma disciplinada para futuros plurais, tempos de futuro de curto, médio e longo prazo. Além disso, ajuda a construírem na prática estratégias que unem Planejamento e Prospectiva para que a rota de futuros do negócio seja robusta e contemple futuros prováveis e não previsíveis e torne o ambiente capaz de responder rapidamente ao mercado em mutação.
As metodologias trazem vantagens porque colocam a empresa à frente do tempo padrão das ondas de inovação, e permitem se antecipar às novas demandas da sociedade.
Foresight pelo mundo
Para a Universidade de Turku Foresight é um campo caracterizado pela interdisciplinaridade. O objetivo do Futures Studies é analisar imagens do futuro e distinguir futuros possíveis, prováveis e preferíveis.
A pesquisa de futuros oferece resultados para apoiar a tomada de decisões em organizações públicas e privadas. Os cursos de Estudos Futuros são baseados em um modelo de aprendizado combinado, consistindo em métodos de aprendizagem, como estudo colaborativo e independente, educação à distância com ferramentas virtuais de aprendizado e palestras tradicionais.
Em cenários complexos há um desejo natural de entender o mundo, perceber movimentos e criar oportunidades ou condições favoráveis à raça humana. Antecipar tendências e gerenciar mudanças são grandes desafios para o ser humano e para os organismos corporativos.
Movimentos em larga escala com impactos diversos estão por todos os lados. Entender estes movimentos, reorganizar negócios e melhorar a interação social são chaves para o sucesso dos negócios e para a sociedade. Tudo está sendo re-arranjado.
Escolas de Foresight em todo mundo ajudam organizações a se conectarem com futuros plurais. Precisamos desenvolver competências individuais e coletivas para construir o futuro de maneira pragmática.
A W Futurismo oferece a executivos e profissionais a oportunidade de estudar em pequenos grupos presenciais, online e em Workshops com grupos pontuais in company, com programas guiados de Strategic Foresight.
Educar e alfabetizar-se para o futuro vai muito além da fluência digital. Inclui oferecer métodos e ferramentas para que se consiga visualiza o futuro de longo prazo, não obvio, e através de metodologias interconectadas criar a realidade desejada para o futuro na prática.
Pilares Principais:
- Estratégias de futuros alternativos
- Ferramentas para mapear o futuro
- Gestão da Mudança
- Design criativo de ambientes
Objetivos do Foresight:
- Capacitar pessoas a olharem de forma ampla e transversal para a complexidade global do mundo conectado;
- Habilitar Foresight Practitioners a usarem métodos de visualização de futuros que cabe em diferentes contextos;
- Ajudar empresas a responderem pró ativamente as novas demandas de mercado;
- Interpretar e usar sinais;
- Despertar criatividade e iniciativas de disrupção;
Segundo Erik Overland, da WFSF, Foresight não é sobre prever coisas e sim sobre criar consciência. Países vêm estudando como lidar com o que esta acontecendo e mapear o que pode acontecer antecipadamente.
Durante muito tempo era um assunto acadêmico ou ligado a charlatanismo. Previsões de futuro não são adequadas nem possíveis. Hoje, as principais universidades do mundo ensinam sobre o futuro, não para se preparar para a próxima etapa mas sim para enxergar o que vem depois disso.
Volkswagen e Hershey, por exemplo, são empresas que contrataram futuristas para ajudá-los a lidar com mudanças aceleradas. No Brasil os cases são modestos ou inexistentes. A disciplina em forma acadêmica é nova e este ano teremos a primeira Certificação Internacional em Foresight Estratégico no Brasil aqui na W Futurismo.
No mundo corporativo, é sobre questionar o atual status da gestão dos negócios, frágil e pouco competitivo perante os formatos digitais.
Uma das coisas fundamentais sobre o futuro é entender o ser humano e sua evolução planetária e não pautar futuros em matizes parciais da transformação da grande Vila Global.
Ficção científica é uma narrativa relevante, criativa, e prototipagens de futuros são muito úteis na prática, especialmente se conectadas à metodologias como Design Thinking e Métodos Ágeis. Há um caminho para ativar ideias disruptivas.
Temos que ampliar e contestar o futuro “enlatado” que a indústria da tecnologia nos ofereceu nos últimos anos.
Foresight torna as reflexões mais robustas e sistemáticas.
Por Jaqueline Weigel