Muito já foi dito sobre coaching, mas será que já se entende com clareza o que é e como funciona? A definição oficial do que é coaching vem da ICF – International Coach Federation, referência global neste segmento. Para ICF, coaching é uma parceria entre o coach e o coachee (cliente) em um processo estimulante e criativo que inspira em maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.
Em alguns países da Europa, América do Norte e Ásia o tema é avançado. No Brasil, é um tema recente. Existem várias metodologias de coaching ensinadas em diferentes escolas. As melhores escolas são aquelas credenciadas pela ICF, que garantem um selo de qualidade, dando um padrão de alto nível à formação.
Um coach profissional precisa desenvolver e utilizar das onze competências consideradas indispensáveis para que um profissional formado seja, em qualquer metodologia, capaz de aplicar um processo de qualidade. Além disso, coaches credenciados seguem um rigoroso Código de Ética que tem como premissa os princípios morais e a confidencialidade na entrega do serviço.
O foco de um processo de coaching é o comportamento. Qual é o cenário, quais são as atitudes, o que funciona, o que não funciona e as chaves que o aproximam de seus objetivos. Através de perguntas, o coach vai conduzindo o coachee a uma conversa interna criativa e reveladora, buscando entender o contexto, o momento atual, os desejos e/ou os objetivos, e como chegar lá com mais velocidade e menos desgaste.
O coaching promove o descoberta, autoconhecimento, e da poder ao coachee para que ele se torne pleno e capaz de criar sua realidade e influenciar o ambiente externo. Um coach é um excelente investigador, que através de perguntas provocativas leva seu cliente à reflexão, trazendo clareza, entendimento e consciência para que a mudança ocorra na prática.
O processo aproxima o coachee de suas metas com maior velocidade e faz com que se perca menos tempo preso à obstáculos. O coaching tem transformado vidas, carreiras e negócios. Ele ajuda a mudar a forma de pensar e de perceber o mundo e respeita a natureza humana. Tem duração média de três a seis meses, com objetivos claramente definidos, indicadores de sucesso, competências nomeadas, planos de curto e médio prazo e ações observáveis, ligadas a novos comportamentos. Os processos de desenvolvimento duram de 6 a 12 meses.
Porque uma pessoa precisa de um coach? Quando questionados, os clientes não conseguem descrever o que querem de forma clara, nem sabem exatamente por onde começar ou como colocar teorias em prática. Conselhos de amigos, consultores, orientadores e mentores não funcionam no mundo complexo. É preciso construir seres humanos capazes de assumir suas responsabilidades, de serem independentes e capazes de tomar decisões, fazer escolhas e colocá-las em prática.
Sozinho, é impossível descobrir pontos cegos e limitações inconscientes. É isso o que um coach profissional treinado faz com muita habilidade. O processo de coaching não é doloroso, é recheado de encantamento, descobertas, reencontro e crescimento. Não é um processo de sensações ou achismos e sim de mudanças de atitudes com resultados práticos comprovados. Coaching, terapia e consultoria são metodologias diferentes, e a especialidade de um coach é ajudar o próprio cliente a encontrar suas respostas e seu caminho.