O líder e suas limitações
por admin | jul 23, 2010 | Sem categoria
Os líderes atuais sabem que precisam aprender e desenvolver-se como gestores de pessoas. Na maioria das vezes, não sabem nem por onde começar ou o que exatamente é gerir pessoas. Quando perguntamos qual será seu legado como líder, quais as competências que eles estão desenvolvendo para melhorar sua liderança, como estão colocando estas competências em prática em momentos de crise, como eles reagem e o que esta reação causa nos seus liderados a curto, médio e longo prazo eles normalmente não tem respostas claras, só desculpas.
A liderança antiga era mais simplista. A demanda mudou, o acesso ao conhecimento dos liderados, a quantidade de informação disponível, a real necessidade dos liderados e surgiu a necessidade de produzir mais com menos esforço.
Os novos líderes precisam ter uma causa, um propósito muito maior que o objetivo pessoal. Liderança é um processo de influência. Liderar é influenciar os outros para que eles liberem seu poder e seu potencial de forma a impactar o bem maior. É gerar “empoderamento” ao liderado.
Quanto mais alto o cargo, menos o gestor acha que precisa aprender ou mudar. Erro grave que reflete em todo processo e no resultado. O aprendizado começa do topo, e escoa pela empresa. O aprendizado vem da prática diária, não do conhecimento da teoria.
Temos visto nas empresas equipes que declaram independência, e entram na curva ascendente de performance sem esperar que a empresa ou o líder os apóiem. E funciona. Talvez no futuro, esta equipe, ou os melhores dela, demitam-se do chefe ou contaminem o chefe com a mudança.
Pessoas desenvolvidas exigem mais de seus superiores e da empresa. e esta é uma dinâmica que só tende a aumentar, portanto, não perca tempo. Desenvolva-se antes que seja obrigado a fazê-lo.
Jaqueline Weigel – senior coach organizacional