futuro

O renascimento cultural do planeta é inegável. Um novo mundo se forma enquanto o mundo que conhecemos se torna inválido. Sem desmerecer nenhum formato ou etapa da jornada evolutiva do ser humano, o que praticamos não se encaixa mais no mundo do futuro, já digital e revolucionário.

Mais do que tecnologias, é mudança de cultura, de mindset, de práticas de vida. A explosão demográfica e o alerta sobre as condições do planeta exigem da humanidade uma rápida adaptação, e nosso jeito de viver está em cheque. O planeta não suporta mais um ser humano indiferente.

O movimento, acelerado pelas tecnologias exponenciais, convida a sociedade a debater de forma global a ética e sustentabilidade, e nos obriga a um renascimento cultural, como sociedade e como sistema corporativo.

(Leia mais sobre o renascimento cultural nesse artigo)

futuro

Mercado de Trabalho do Futuro

O mercado de trabalho vem mudando rapidamente, e em breve, seremos obrigados a nos reinventar para conviver em harmonia com as máquinas. (Leia mais sobre as novas formas de trabalho do futuro nesse artigo)

Educação é um dos pilares, mas como pais e professores atuais, sem a devida alfabetização para o futuro podem continuar neste papel de guias na formação de pessoas e profissionais para o novo mercado? A escola alfabetiza, os pais e a sociedade educam, e esta é uma confusão antiga. (Leia mais sobre as mudanças necessárias na Educação nesse artigo)

Os modelos educacionais vêm sendo questionados, e milhares de novas iniciativas vêm quebrando paradigmas e mostrando que há temas relevantes que estamos deixando de lado ao formar profissionais para o novo mercado. Entre eles, propósito, impacto social, colaboração, onlearning (aprendizado constante), avanços em rede. (Leia mais sobre a busca pelo propósito nesse artigo)

São 4 bilhões de pessoas conectadas à rede e em breve 100% do planeta estará conectado. Conectado significa que todos terão acesso a tudo ao mesmo tempo, e que alguns papéis sofrerão adaptação ou podem até ser extintos no futuro emergente.

O maior dos desafios está na mudança de cultura, de mindset, e de modelos de educação e desenvolvimento. Enquanto não formarmos pessoas melhores no quesito integridade humana, mudar os modelos de educação será inútil. (Leia mais sobre a mudança necessária na mente dos líderes nesse artigo)

O novo mundo exige pessoas autênticas, plenas, conscientes do seu papel e de suas limitações. A nova geração exige inteligência, adaptabilidade e credibilidade de seus educadores. Há uma gritante escassez de mão de obra qualificada para a era digital e pós digital no mundo.

Tecnologia é a ferramenta, e em breve pode se tornar commoditie.

A inovação tem muitas matizes, desde pequenos incrementos até grandes descontinuidades ou rupturas. Nos centros avançados de inovação do mundo, o humano está no centro do debate. Ética, sustentabilidade e o futuro de nossa raça são as razões pela qual estamos avançando rapidamente. São a origem e o fim de todas as discussões. (Leia mais sobre Inovação Humana nesse artigo)

futuroA Inteligência Artificial, grande estrela do ano, avança de forma acelerada e nos ajudará a trabalhar com dados e combinatoriedades que jamais poderíamos abraçar. A Inteligência Artificial não nos substituirá e sim terá um papel importante no futuro do mundo dos humanos.

É época de empoderamento das pessoas, das mulheres, dos diferentes, de todos nós como grandes protagonistas da história evolutiva do mundo. Temos que nos integrar com os novos modelos, abraçar as tecnologias sem nos tornarmos ela, como diz meu colega futurista Gerd Leonard.

É essencial que nos alfabetizemos para o futuro. Não estamos preparados, e o futuro é bem mais amplo que os discursos colonizadores da atualidade. (Leia mais sobre Analfabetos Digitais nesse artigo)

Há um grande chamado no ar: conheça a si mesmo, encontre seu lugar no mundo, conecte-se com o planeta e com as energias do universo, desaprenda, aprenda a nova linguagem, aceite que o que você sabe não é mais o suficiente e que antes das crianças, é preciso que os adultos se reinventem.

Somos nós a grande barreira da educação e do progresso do país no momento atual. Os jovens mudarão o nosso mundo, para nós, para eles e para as futuras gerações.

Acostume-se, você sabe tanto quanto os demais e para as profissões do futuro, mais do que novos tecnicismos, precisamos formar novos seres humanos, capazes de aprender o tempo todo, de transformar e de viver em comunhão com a sociedade global e com o planeta.

Para se aprofundar nesse tema e participar do futuro, conheça nossa AGENDA DE CURSOS.

Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro.

Saiba como levar a W Futurismo para a sua cidade clicando aqui.

Por Jaqueline Weigel