Não vulgarize o futuro nem a disciplina chamada Futurismo

por | jul 9, 2018 | Futurismo

O futuro está na moda, que bom! Vamos refletir um pouco sobre tudo isso e sobre a disciplina chamada Futurismo?

Muito se fala sobre o futuro, sobre as tecnologias e sobre as mudanças do mundo. O termo inovação já deu espaço para a transformação, que representa melhor o momento que vivemos. Como sempre, as ondas fazem com que disciplinas sérias e nem tão novas virem “arroz de festa” quando se popularizam.

Acredito que nada pertence a um grupo ou a uma pessoa, e não há verdade absoluta nem um framework fechado sobre o que é Futurismo ou não e sobre quem é futurista ou Trend Watcher, Palestrante, Curioso, Futurizer ou surfista da onda da moda apenas.

O que é futurismo?

Algumas provocações:

Futurismo é só sobre relatar como será o mundo no futuro?

É estar por dentro da linguagem do mundo digital?

É entender de tecnologias exponenciais ou ter visitado o Vale do Silício?

Talvez não. Pesquiso bastante sobre o assunto e percebi que cada profissional o define de uma forma, e claramente existe uma diferença enorme entre a Arte e a Ciência do Futurismo no mundo e alguns recortes mais rasos do mundo apressado.

Futurismo é observar tendências? Também, mas não só.

É adivinhar o futuro? Não.

É dizer que sabe o que acontecerá até 2038? Não mesmo.

É antever e conectar pontes e padrões? Sim, também.

É estudar em escolas futuristas e criar teses autorais sobre os estudos? Sim, na maioria das vezes, mas nem sempre.

É observar, conectar, imaginar possibilidades, trazer clareza, gerar insights que viram ações e decisões no presente? Sim, quase sempre.

É influenciar a mudança? Sim, mas com metodologia, não com falas vazias ou palestras.

É estudar em escolas de futurismo globais, mais de uma de preferência, aplicar diferentes metodologias de Foresight e Prospectiva Estratégica, estimular a criatividade, acelerar ou antecipar o futuro construindo boas decisões no presente? Sim, e aqui se começa a ver quem estuda, tem preparo e skills de um futurista e quem fala sobre, mas não sabe aplicar a disciplina na realidade presente.

Criamos um blog informativo sobre os Futuristas do Brasil, para que todos possam ler, pesquisar, saber, co criar conosco um espaço onde o assunto é tratado com respeito e seriedade. Escolhi algumas, uma do Acceleration Studies Foundation, entre inúmeras definições do nosso banco de dados, e algumas de pessoas que sei que são bacanas e sérias, e que se dedicam muito a este estudo.

 

“Futurismo é uma ciência transdisciplinar que procura antecipar, criar, gerenciar mudanças em uma variedade de domínios ( científico, tecnológico, ambiental, político e societal), em diferentes escalas, usando uma variedade de especialidades, teorias e métodos.” – Acceleration Studies Foundation

Quem inventou a disciplina?

O francês Bertrand de Jouvenel é considerado um dos pais da disciplina no âmbito da ciência, mas a primeira ferramenta de pesquisa de futuros foi criada pelo germano-americano Olaf Helmer e sua equipe na RAND Corporation, uma organização fundada para estudar os caminhos do mundo no pós-guerra.

Contribua, aprenda, mande sugestões, compartilhe o texto. Em um mundo de fake news, não seria o Futurismo o assunto que ficaria de fora de distorções e uso indevido. Talvez todas as definições acima estejam erradas, inclusive a minha. Por isso, convidar a refletir sobre é sempre bom!

Para se aprofundar nesse tema e participar do futuro, conheça nossa AGENDA DE CURSOS.

Viajamos o Brasil todo conectando pessoas e empresas com o futuro.

Saiba como levar a W Futurismo para a sua cidade clicando aqui.

Por Jaqueline Weigel

Artigo publicado no site Futuro Exponencial

Traduzir »
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajuda-lo?