Rosana Paulucci, PhD – Dados Futuros e Head de Estudos de Futuros W Futurismo
Existem muitas análises disponíveis sobre megatendências. A primeira etapa para uma aplicação bem sucedida é definir o que é e o que não é uma megatendência. Em sua forma mais simples, uma megatendência ajuda a responder à pergunta “O que está acontecendo?”
É uma mudança no comportamento ou nas atitudes que têm impacto global e atravessa os setores. Uma megatendência não é uma moda passageira; antes, é uma tendência com longevidade, que representa uma mudança fundamental no comportamento que está definindo os mercados de consumo.
Em análise, pergunta-se: Quais são as forças subjacentes que impulsionam a mudança e como elas moldarão o mundo em 2030? Quais são os problemas existentes que impulsionam mudanças de longo prazo nas atitudes e no comportamento do consumidor? Esta análise identificou cinco impulsionadores de megatendências (drivers): mudança de poder econômico, tecnologia, mudança populacional, mudanças e pressões ambientais, novos valores.
Mudança de poder econômico
Com a crescente importância dos mercados emergentes, o aumento do interesse nos mercados de fronteira e os temores quanto à estagnação da economia avançada, a economia global testemunhou uma mudança de paradigma. Essa dinâmica de mudança está afetando todos os níveis da sociedade, desde governos em situação de risco de inadimplência até trabalhadores inseguros no emprego.
Tecnologia
A tecnologia desempenha um papel fundamental na tomada de decisão do consumidor e na capacidade de fabricantes e varejistas para atender às necessidades desse consumidor. Ele abrange tudo, desde o desenvolvimento da Internet móvel até a impressão 3D e inteligência artificial. A inovação constante dentro da tecnologia e cada vez mais rápida os processos tecnológicos estão impulsionando as megatendências do consumidor.
Mudança populacional
Conforme a população global se aproxima de 8 bilhões, mudanças demográficas, como urbanização, migração, maior expectativa de vida, queda nas taxas de natalidade e aumento da população de idosos, estão se combinando para remodelar o estilo de vida do consumidor e as decisões de compra.
Mudanças e pressões ambientais
As demandas concorrentes e as restrições de fornecimento, combinadas com riscos econômicos, ambientais e geopolíticos, criam pressões sobre os recursos ambientais. Isso resulta em um foco crescente de agências internacionais, governos, empresas e sociedades ampliadas (outros tipos de agregações) sobre mudanças climáticas.
Novos valores
Além dos impulsionadores (drivers) mais materiais que exploramos, os impulsionadores ideológicos ajudam a alimentar e moldar megatendências. De consumidores a governos, as crenças sobre o mundo evoluem constantemente, moldando prioridades, percepções, atitudes e motivações. Em conjunto com os outros fatores, esses valores em mudança moldam a tomada de decisão, da política às compras.
Megatendências 2030
A partir da definição dos drivers e com a definição do que é uma megatendência, os especialistas da Euromonitor International, especialistas mundiais da indústria, país, economia e consumo compilaram uma lista de megatendências potenciais. A qualidade foi revisada e as semelhanças, sobreposições e ideias que não atendiam aos critérios foram omitidas. O resultado foi uma lista confiável de 20 megatendências que afetam os consumidores hoje e no futuro.
[1] BAUMPHREY, Sarah; BREHMER, Zandi. Megatrend analysis: putting the consumer at the heart of business. UK: Euromonitor International, 2012.
Share on facebook Facebook Share on twitter Twitter Share on linkedin LinkedIn