Jaqueline Weigel, 26/11/2024
Antes de tudo, o que é um futurista? O que ele faz e quem pode se anunciar futurista?
Não é uma profissão regulamentada, ( ainda bem) , mas existem inúmeras escolas de Estudos de Futuros e Foresight no mundo, que nos ensinam conceitos, fundamentos e metodologias que nos capacitam na exploração de sinais de mudança, projeção de impactos e construção de cenários, que enriquecem a estratégia de negócios.
Portanto, profissionais que apenas imaginam o futuro, narram histórias de longo prazo, tecnologistas, inovadores ou visitantes de workshops de um dia são pensadores de futuros apenas.
Importante dizer que como todas as profissões, disciplinas acadêmico científicas não validam metodologias autorais sem o mínimo de fundamento acadêmico.
Em Dubai, os melhores grupos se reúnem, para um evento patrocinado pelo governo, organizado pela Dubai Future Foundation, aberto apenas para pessoas qualificadas no assunto e stakeholders que nos ajudarão a moldar o futuro do mundo.
Nossa Federação, Associação, grupos de antecessores, novas gerações e comunidades atuais convivem, trocam e se aliam em prol da democratização da disciplina, da popularização, aplicação de Foresight e da descolonização do mundo por grupos particulares.
Estive lá, representando a W Futurismo , minha consultoria escola brasileira, que aplica e ensina #Foresight em cursos livres e pioneira em Foresight Corporativo de alto padrão no Brasil,
Foresight é muito mais do que criar cenários, mapear tendências ou explorar futuros possíveis. Bons futuristas tem entregas robustas e claras, tangíveis e intangíveis, expertise da nossa consultoria.
PULANDO O ÓBVIO
Não vou relatar tudo que aconteceu nos dois dias de Fórum, e no dia extra de Learning, porque é impossível. Meu foco ao desdobrar este conteúdo será ancorar os debates e temas na realidade brasileira, especialmente no universo de negócios.
Os primeiros insights:
1. O futuro levado a sério traz esperança e força para atuar no presente
Dubai tem grandes ambições, e uma história antecipatória respeitável. O governo de Dubai tem investido muito na educação e na criação do futuro que deseja para seu país e para o mundo. O bom é que todos nós seremos beneficiados. O crítico é que ninguém deve comprar ou colonizar o futuro do planeta. É um movimento participatório de todos nós.
A Dubai Future Foundation é incrível, porque além do Museu do Futuro, onde coisas extraordinárias já estão expostas, existe um espaço aberto de troca, investimento, aprendizado, prototipagem, investimento e criação de futuro de longo prazo, não apenas de inovação.
Projetos extraordinários estão em desenvolvimento. Me senti assistindo na vida real a realidade que projeto todos os dias.
2. O movimento ecossistêmico nos alinha para o futuro
Sozinhos não chegamos a lugar algum. Reunir todas as frentes em um movimento uníssono dá força e velocidade para a mudança, e nos coloca na mesma página, andando na mesma direção por caminhos diferentes mas de forma organizada.
3. O futuro exige nosso tempo no presente
Colaborar, dividir, aprender e ensinar, e ter tempo livre para pensar, imaginar criar. A velha desculpa de não ter tempo, ou o péssimo hábito de viver atolado em coisas a fazer e problemas a resolver rouba o futuro de quem ainda não entendeu a importância do assunto.
4. Oba oba não cola mais
Muita ladainha sobre futuro e pouca entrega. De repente, todo mundo se pronuncia expert do futuro, cria histórias, usa o Chat GPT como fonte, ou se inspirou no Vale do Silício em 2016 , o que já está bem fora de moda em 2024. No Brasil, há muito hackeamento descabido de partes de métodos de #Foresight com resultado bem duvidosos.
Mesmo entre futuristas poucos sabem falar do processo, do método e da medição de resultados. Minha W Futurismo sabe. 🙂
PILARES TEMÁTICOS DO FÓRUM 2024, resultado dos Fóruns anteriores:
· Alimentar o Planeta – o aumento da população global e as pressões sobre os recursos do planeta ameaças a segurança alimentar. A comida do futuro será bem diferente dos alimentos de hoje.
· O uso inesperado de AI– estamos no topo do iceberg do uso de AI. Um mar de possibilidades se abre e terá impactos econômicos relevantes e AI nos traz alertas sobre a natureza.
· Biohacking da Saúde– a experiência humana mudará com a epigenética. Poderemos melhorar nossa saúde e nossa qualidade de vida no futuro.
· Aproveitamento do sol – o sol cumpre um papel essencial na transição energética, mas quanta energia podemos usar com segurança?
TEMAS QUE VAMOS EXPLORAR NA W Futurismo PARA 2025:
- · O novo mundo está para muito além do PIB;
- · Mar e espaço são grandes fontes de aprendizado para a vida na Terra;
- · AI será membro do board das empresas;
- · O estudo já está fora da escola;
- · Mulheres: de desigualdade para maioria no Século 21;
- · Futuro pode vir do colapso;
- · Foresight é competência obrigatória no Século 21;
- · Clima: estamos em emergência;
- · Doenças do passado e cura do futuro;
- · Os novos investidores e o novo conceito de prosperidade;
- · Universalidade Planetária;
- · Arte como ferramenta de conexão atemporal das espécies;
Fique de olho em nossa redes e baixe o report do Dubai Future Forum 2024 clicando aqui: https://lp.wfuturismo.com/dubai-future-forum-report-2024