por Elzo Guarnieri, CEO W Mentoria e Coaching
(baseado no discurso de formatura do MIT por William Emery Nickerson)
Não sei a que ponto a diferença entre Conhecimento e Sabedoria está claro para vocês. Talvez, alguns de vocês encare essas palavras como praticamente sinônimas, enquanto outros façam claramente uma distinção entre elas.
De acordo com alguns dicionários, Conhecimento, no sentido em que estou apresentando o termo, é definido como “ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou noção de alguma coisa, é o saber, a instrução e a informação”. Para falar de Conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação, é o resultado do processo de manipulação desses dados; assim, o Conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade. A Sabedoria, por outro lado, de acordo com essas mesmas fontes, é a “habilidade de julgar com profundidade e tratar fatos com agudo discernimento, especificamente aqueles que dizem respeito a vida e conduta; a capacidade de fazer o sentido correto do Conhecimento; percepção dos melhores fins e dos melhores meios; discernimento e julgamento; discrição; sagacidade”. Alguns já expressaram que a Sabedoria consiste “não em saber muitas coisas, nem mesmo sabê-las completamente, mas sim em escolher e seguir aquilo que conduz a maior certeza para nossa felicidade duradoura e gloria verdadeira”.
Embora estejam longe de serem a mesma coisa, Conhecimento e Sabedoria formam um time forte quando agem juntos. Muita Sabedoria com pouco Conhecimento pode ser algo um tanto fraco, mas geralmente consegue realizar coisas extraordinárias. Muito Conhecimento com pouca Sabedoria pode produzir coisas sem propósito ou ineficazes.
Tenham isso em mente quando fizerem uso dos avanços tecnológicos que certamente trarão profundas alterações no conceito de seus negócios e na forma como ele se relaciona com o mundo e seus clientes; busquem todo o conhecimento necessário para apoiar suas transformações pessoais e de seus negócios; usem, porém, de cautela e sabedoria para traçarem os caminhos que desejam trilhar na próxima década, fazendo o melhor uso de todo conhecimento adquirido. Não se deixem levar pela “onda de mudança desesperada” que está começando a afligir muitos executivos. Preparem sua transformação não apenas com bom-senso e discernimento, mas, acima de tudo, assegurem que essa transição ocorra de forma certa para você e o seu negócio, com engajamento de todos aqueles que estiverem dispostos a participar; dê cada passo com qualidade, profundidade e de forma sustentável.
De qual lado do Futuro você está? Daqueles que apenas observam e absorvem Conhecimento e pregam aos quatro cantos o quanto sabem, mas que na realidade nada mudam, ou daqueles que estão comprometidos em mudar verdadeiramente com Sabedoria e fazer o desenho do seu futuro, do seu negócio e do nosso país?
O futuro é agora. É hora de decidir!