Coaching está virando um estilo. Há claramente dois grupos: o de coaches profissionais, que prestam serviço nesta área, e o de pessoas em geral interessadas no assunto. Gestores, RH, áreas de Treinamento & Desenvolvimento, professores, profissionais liberais, empresários…todos querendo entender melhor o que é coaching, como se aplica e que resultados podemos esperar. Coaching hoje é aderente às necessidades do mercado atual, volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), e veste como uma luva como suporte para as profundas mudanças humanas, sociais e corporativas. O foco do coaching está no futuro, na apreciação, no positivo e no que se deseja construir através de atitudes e empoderamento de pessoas. Cada ser é especialista de sua própria experiência, e não aceitará interferências externas descabidas. Como poderia alguém raciocinar e decidir por mim? Eu desejo ser o dono da minha vida, das minhas decisões e das consequências. Ser adulto é assumir as rédeas da própria vida.
Frente à Quarta Revolução Industrial, antigos modelos estão caindo rapidamente, e segundo especialistas, o mundo vem evoluindo mais rápido do que nós humanos. Oportunidades e ameaças sem dúvida. Qual é sua grande ameaça? Continua no piloto automático sem se dar conta de que as coisas à sua volta estão derretendo rapidamente? Não é preciso temer a evolução, mas sim, preparar-se e aprender com os ciclos evolutivos.
Pelo mundo, Business Coaching, Coaching Sistêmico (diferente de constelação sistêmica) e implantação da cultura de coaching são fortes tendências. Cultura de coaching significa que coaches externos, internos, RH, líderes e influenciadores usam premissas e técnicas de coaching para ligar o desenvolvimento de pessoas com o objetivo do negócio. A cultura de coaching é implantada com auxílio de um Gestor de Projeto, especializado em coaching e hábil para discutir estratégias de negócio com a alta gerência. Um programa de Business Coaching usa todas as modalidades de coaching de forma integrada, alia-se a treinamentos e ferramentas já usadas pelo RH, e provoca uma profunda reflexão de todo grupo de liderança, além de alinhar todos os níveis de acordo com as necessidades e o macro objetivo do negócio. A cultura de coaching tira dos gestores o foco operacional, amplia a visão estratégica e promove o hábito constante do desenvolvimento e do aprendizado. Empresas de todos os tamanhos estão mudando seu modelo de gestão e o coaching serve a esta causa com muita propriedade.
Homens de negócio desejam ROI, faturamento, mitigação de risco e diminuição de custos. O romantismo das áreas de Recursos Humanos não toca a alma dos grandes decisores de investimento. Empresas com uma cultura forte geram 750 vezes mais resultado que empresas de cultura frágil. No Brasil, a maioria das empresas faz Planejamentos Estratégicos sem nenhum valor, sem propósito e completamente questionável. Resultado: equipes pouco engajadas e resultados mínimos, pífios, à custa de muito desgaste. Coaching transforma, provoca, cria o novo, permite sonhar e tangibilizar o sonho. O estilo coach, definido pela ICF como coach like a way, avançará rapidamente, e entrará nas comunidades auxiliando a transformação dos cidadãos comuns, dos profissionais, pais e professores. Coaching é mais que uma metodologia, é uma forma de transpor o mundo e as pessoas para a sua forma mais autênticas, mais adaptável e mais satisfeita.