Cada vez mais o comportamento vem sendo apontado como uma das causas de problemas como clima caótico, falhas de desempenho, gaps na operação. É fundamental que o gestor, em qualquer nível saiba que sua atitude terá um impacto direto naqueles que ele comanda e no ambiente corporativo. Quanto mais alto o nível, mais alta a responsabilidade.
Quando trabalhamos de forma sistêmica num ambiente de negócios, percebemos que uma das origens dos problemas vem do estímulo dado ao grupo de pessoas, que responde proporcionalmente ao comando dado. Numa pesquisa recente em cases de Coaching Corporativo, percebemos que nos diferentes níveis existem problemas diferentes, mas causas em comum. Falta de clareza, ausência de direcionamento, de gerenciamento e de transparência em relação ao que se espera para o negócio.
Os gestores não percebem que são uma das maiores causas do negócio não performar melhor. Delegam sem clareza, agem sem analisar impactos no ambiente, decidem sem comunicar, mudam de ideia constantemente, terceirizam responsabilidades como se não fizessem parte do problema muito menos da solução.
Enquanto isto, consultores e RHs tentam arrumar o estrago, sem sucesso muitas vezes. Sem a participação ativa do grupo de líderes o sistema não se alinha em direção a um único propósito. Como resultado, vemos colaboradores cada vez mais frustrados e confusos, operações com falhas cada vez maiores e impacto negativo no resultado do negócio.
Colaboradores só assumem suas responsabilidades se gestores o fizerem primeiro.