Por Jaqueline Weigel – PCC e Coach Executiva
A neurociência vem causando uma revolução nos modelos de aprendizado que conhecemos. O modelo de educação e treinamento estão falidos. Não funcionam. As crianças não aprenderão mais com livros e os adultos não se desenvolverão em sala de aula.
O cérebro humano tem mais capacidade e precisa aprender a criar novos caminhos. O aprendizado será na prática, na socialização, nos ambientes de vida e trabalho. Os aparelhos digitais também induzem o cérebro à interação.
Já se sabe que ficar repetindo teoria e fórmulas não gera aprendizado. Crianças e adultos somente lembrarão das coisas que discutirem e construírem sob um pensamento crítico. Os cursos devem ficar muito mais interessantes e participativos, mas não com dinâmicas lúdicas, mecanizadas e pouco úteis.
Quanto mais as pessoas forem estimuladas a refletir, mais conexões elas fazem na vida prática, e mais aprendizado se obtém. Os professores precisam mudar o formato e desenvolver habilidades interpessoais. Somente repassar conhecimento é uma fórmula ultrapassada e não funciona mais nem com adultos nem com crianças. Dilema gigante, mas na verdade, esperado.
Os professores precisam mudar, para estimular os alunos a voltar a respeitar e a valorizar a escola e a universidade. Todos já sabem que o que existe não funciona. Mas o que funciona então?
A tecnologia será a chave de tudo. O conhecimento será gratuito e estará à disposição de modo farto, aliás, já está. Aos professores e instrutores caberá fazer com que as pessoas raciocinem sobre as teorias e se conectem com a prática, coisa que um coach de grupo faz com maestria.
As pessoas estudarão online, mas também buscarão grupos para socialização. A universidade do futuro é focada em ferramentas cognitivas, não em livros ultrapassados. Os alunos precisam de bagagem intelectual para se adaptar a qualquer cargo e vencer os desafios da vida.
As pessoas do futuro saberão analisar problemas e situações sem julgamento pessoal, mas com espírito crítico, e já sabem que passarão a vida inteira aprendendo. Precisamos formar líderes nas escolas, na sociedade e nas empresas que tenham coragem de inovar, de sair da mesmice com olhos de cidadão do mundo. Pensamentos limitadamente locais tendem a desaparecer.
Tudo que descrevemos acima, faz parte do aprendizado do coaching. Já aplicamos o formato acima com 100% de sucesso.
Confira nossa página de artigos: