Por Angélica Franzol, Foresight Practitioner formada pela W Futurismo
Na SXSW 2024, Amy Webb, renomada futurista, proporcionou uma palestra impactante, com um caloroso “bom dia” em português, saudando participantes brasileiros, maior nação presente no evento depois do próprio USA. Destacou a expressiva delegação do Brasil, ressaltando a importância dos voluntários no evento e agradecendo pela experiência única para discussão de estratégias de futuro que o ambiente oferece. Revelou que participa do evento há mais de 20 anos e que com a ajuda desse evento se consolidou na carreira e em seus negócios para hoje ser uma das vozes mais influentes de estudos de estratégia de futuro no mundo.
Webb abordou as tendências de longo prazo, enfatizando que o presente representa o auge da tecnologia, denominando-o como “Technology Rapture”. Essa realidade, impulsionada pela convergências de Inteligência Artificial (I.A.), ecossistemas conectados de internet das coisas e biotecnologia, está transformando globalmente diversos setores da economia.
A futurista identificou uma nova tendência, o “super cycle technology”, um fenômeno abrangente que molda a existência humana, assim como no passado a eletricidade e a máquina a vapor impactou. No entanto, ela alertou sobre a paralia de líderes diante da incerteza, em um momento em que enfrentamos desafios como mudanças climáticas, interrupções na cadeia de suprimentos e a possibilidade de uma terceira guerra mundial, com quatro gerações convivendo em casa e no ambiente de trabalho, cada uma oferecendo uma diferente perspectiva.
Propôs uma mudança na forma como nos definimos, propondo a “Geração T” – a Geração de Transição, destacando a importância de nos apoiarmos mutuamente diante das incertezas e com a inserção de novas tecnologias. Webb introduziu o conceito de “futuro estratégico”, uma disciplina para identificar onde atuar, como vencer no futuro e garantir resiliência diante de disrupções imprevisíveis.
Durante a apresentação, a futurista abordou a I.A. como a base de toda transformação, destacando a questão da responsabilidade (accountability) na criação de modelos de I.A. isentos de viéses. Webb colocou como exemplo que no último evento em 2023, realizou a pesquisa de imagem para CEO (Chief Executive Officer) de grande corporações e somente apareceu homem branco como referência. Um ano depois o mesmo se repete.
Associado com essa visão enviesada dos grandes surge a tendência de ampliação do uso aberto de I.A. sem regras, alertando para possíveis riscos de segurança, como a criação de dispositivos perigosos ao alcance de qualquer um. Webb discutiu os modelos de “walled garden” versus “open source”, ressaltando a importância de evitar resultados prejudiciais.
A palestrante destacou os “Connectables”, enfatizando o aumento de sensores visuais em dispositivos que se tornarão comuns, como os computadores faciais da Apple. Esses dispositivos estão destinados a substituir smartphones, lendo as intenções por meio do movimento ocular.
Webb abordou a bioengenharia artificial e a previsão de comportamentos humanos por meio da conexão com a I.A.. Ela discutiu o lançamento do software Evo, capaz de programar órgãos com base em linguagem de proteínas, permitindo à humanidade gerar nova biologia.
Destacou a Inteligência Organóides (I.O.), onde células podem receber moléculas e crescer, construindo capacidades computacionais além dos sistemas baseados em silício. Apontou para o horizonte, vislumbrando biocomputadores construídos por células cerebrais ou I.O., competindo com a I.A..
Webb alertou para cenários catastróficos sem intervenção e propôs o estabelecimento de um departamento de transição no governo para lidar com tecnologias disruptivas, a adaptação de postos de trabalho como exemplo para essa nova era. Destacou a importância de lutar pelo nosso futuro, abraçar a mudança e criar um plano robusto para navegar no iminente futuro com muita tecnologia disponível.
Se você quiser baixar o relatório de tendência completo da Amy Webb, clique aqui https://futuretodayinstitute.com/wp-content/uploads/2024/03/TR2024_Executive_Summary_FINAL_LINKED.pdf
Conecte-se à W Futurismo, referência em Foresight Corporativo e Futures Studies no Brasil.
Site: https://wfuturismo.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmiKzdkPIoMIcvI5eFs6e7A
Instagram: https://www.instagram.com/wfuturismooficial/
Artigos: https://www.linkedin.com/newsletters/6992886282599165953/?displayConfirmation=true
Podcast: https://www.spreaker.com/podcast/w-futurismo-jaqueline-weigel-foresight-futures-studies–4267258
#futurismo #estudosfuturos #prospectiva #antecipaçãodofuturo #futuro #previsaofutura #tendencias #inovacao #cenários #análisedefuturo #pensamentofuturista #futurista #estratégiasfuturas #visãodefuturo #preparaçãoparaofuturo #desenvolvimento #cursos #foresight #futurodotrabalho #transformação #gestãodofuturo #tecnologiasemergentes #futuristaprofissional #planejamentofuturo #inovacaodisruptiva #cenariosemergentes #futurosustentavel #estrategiasdelongoprazo #metodologiasdeforesight #futuresstudies