O que é um futurista? Muita polêmica em torno deste assunto no mundo acadêmico, assim como em torno de Futurismo, movimento artístico e cultural, bem diferente de Futures Studies, pragmático.
Futuristas profissionais são qualificados em fundamentos e metodologias de Futures Studies e Foresightem escolas específicas para isso, normalmente universidades.
Nas organizações trazem clareza sobre as possibilidades de futuro, impulsionam a inovação e modelam futuros preferíveis, ou desejáveis, já que existem sempre alternativas plurais de futuro.
Assim, empresas se tornam adaptáveis e múltiplas em suas estratégias, e constróem uma visão impactante de longo prazo que justifica as ações do presente, e que traz impacto a todos os stakeholders do negócio.
Letramento para o futuro e instrumentalização com ferramentas pouco conhecidas no mundo e no mercado de negócios são agora um pré- requisito para a permanência das empresas no mercado do Século 21.
Para a tomada de decisões do presente, é preciso informação sistêmica, exploratória e em diferentes dimensões.
Futuristas não preveem o futuro, navegam rastreando sinais para sintetizar dados presentes que podem antecipar futuros potenciais e suas implicações.
- Futuristas são provocadores inquisitivos que estimulam o pensamento disruptivo;
- Constroem pontes entre o hoje e o amanhã, extrapolando a forma linear de criatividade;
- Elaboram narrativas, trazem esperança e alertam para o que queremos evitar no futuro;
- Criam cenários, traçam rotas, criar planos de ação multi temporais;
- Inspiram as organizações para que elas se engajem na construção de um mundo melhor, não apenas mais lucrativo.
Os ciclos de inovação estão cada vez mais curtos, a confiança em tendências cada vez mais duvidosa frente à múltiplas crises da virada do Século. Precisamos incluir em nosso Planejamento Estratégico o Strategic Foresight, para complementar, explorar, ancorar a mudança que já vem acontecendo e trazer um olhar integrado para o curto e longo prazo.
Futuristas corporativos quebram a miopia organizacional, trazem à luz o que as pessoas não estão vendo ou considerando, que muitas vezes representa um grande risco ou enormes oportunidades de mercado.
Organizamos o debate, ancoramos tendências, criamos futuros alternativos, cenários, visões e planos de ação em um Road Map reverso. Sim, o futuro não deveria ser visto do presente e sim o contrário.
Futuristas são contratados não de forma integral e sim em modelo residente, porque ele traz mais valor estando livre no mercado aberto.
Fuja de narrativas de futuro vazias. Prospecções precisam ter base sólida, estrutura e trazer resultados tangíveis!
Segundo o Fórum de Futuro de Dubai no final de 2023:
15.000 pessoas usam o termo futurista em seu LinkedIn, e um enorme desafio porque apenas 4% fazem parte do grupo profissional e 2% estão conectados à Federação Global de Estudos de Futuros.
Alguns estão mas não tem nenhuma qualificação conceitual, metodológica e sequer conhecem os fundamentos de Futures Studies.
Assim como em outras profissões, regulamentar talvez não seja o caminho ideal, e sim entender como o credenciamento de profissionais de futuro acontece no mundo, e criar KPIs de resultados esperados, assim como em tantas outras disciplinas.
Narrativas de futuro, cases, tecnologia, tendências são alguns dos assuntos ligados ao pensamento sistêmico do #Foresight, mas abordar o futuro exige conhecimento e preparo.
O processo de Foresight Education e Learning and Developmenté lento nesta área, e profissionais do futuro tem visão sistêmica, formação multidisciplinar, métodos pragmáticos que exploram o abstrato e o transformam em alcançáveis reais.
O modelo mental responsivo não é inteligente e o longo prazo, insumo principal da disciplina de #FuturesStudiesagora exige atenção. Nossa influência ainda é pequena em um universo curto-prazista. A disciplina é fragmentada, com milhares de nomes e termos desconhecidos pelo mundo. Letramento para o futuro e instrumentalização com ferramentas pouco conhecidas no mundo e no mercado de negócios são agora um pré-requisito para a permanência das empresas no mercado do Século 21.
Conecte-se à W Futurismo, referência em Foresight Corporativo e Futures Studies no Brasil.
Site: https://wfuturismo.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmiKzdkPIoMIcvI5eFs6e7A
Instagram: https://www.instagram.com/wfuturismooficial/
Artigos: https://www.linkedin.com/newsletters/6992886282599165953/?displayConfirmation=true
Podcast: https://www.spreaker.com/podcast/w-futurismo-jaqueline-weigel-foresight-futures-studies–4267258
#futurismo #estudosfuturos #prospectiva #antecipaçãodofuturo #futuro #previsaofutura #tendencias #inovacao #cenários #análisedefuturo #pensamentofuturista #futurista #estratégiasfuturas #visãodefuturo #preparaçãoparaofuturo #desenvolvimento #cursos #foresight #futurodotrabalho #transformação #gestãodofuturo #tecnologiasemergentes #futuristaprofissional #planejamentofuturo #inovacaodisruptiva #cenariosemergentes #futurosustentavel #estrategiasdelongoprazo #metodologiasdeforesight #futuresstudies