O coaching veio para ficar, e mostra cada vez mais a que veio. Quando bem aplicado, é um processo de grande eficácia, e transforma problemas complexos em soluções de curto prazo.
Além do módulo individual, mais conhecido, existems os trabalhos de grupos e equipes, porém, o coach deve estar muito bem preparado porque a dinâmica é completamente diferente e o risco do processo se perder aumenta. Ser facilitador de grupos não é o suficiente. Treinamentos tradicionais com o tema coaching não são o suficiente para gerar mudanças ou resultados.
A chegada oficial do ICF ( International Coach Federation ) ao Brasil significa futura regulamentação da profissão, e obviamente, um filtro, que nos ajudará a melhorar a qualidade desta metodologia no Brasil. Muitas são as ofertas de formação, algumas excelentes e outras questionáveis, como em todas as áreas. O importante é que quem deseja ser coach, precisa entender que esta não é uma formação de um final de semana, e que a teoria não é suficiente para a boa prática. Quem contrata, precisa entender o que é coaching, quais são boas credenciais, e o que avaliar durante o processo.