As 10 grandes transformações do mundo nos próximos anos
Segundo o futurista Gerd Leonhard, dez grandes transformações mudarão o nosso mundo nos próximos 20 anos. Ele mudará mais neste período do que nos últimos 300 anos. Compreender as mudanças fará toda diferença em nosso amanhã. Andrew MacAfee diz que sempre houve a introdução de novas tecnologias, mas que até então as máquinas nunca tinham se mostrado capazes de desenvolver habilidades, e é isto que começou a acontecer agora. Este fato torna esta mudança a mais profunda de todas que já vivemos.
Tudo que fazemos se transformou em dados. Tudo vem ganhando inteligência. Os usuários agora podem ser observados individualmente e o movimento de grupo é monitorado pela física social. Estamos começando a ver o nosso próprio mundo com novos olhos!.
O que costumava ser material agora é virtual, o que era feito por pessoas tende a ser automatizado. Os intermediários devem sair da cadeia produtiva, sendo substituídos por plataformas ou novas tecnologias. Em um breve espaço de tempo, andróides estarão fazendo trabalho que ocupa nosso tempo agora.
Teremos cada vez mais tecnologia e cada vez menos do emprego tradicional.
As notícias são incríveis para a economia global. O planeta está começando a colaborar em vez de competir, a cuidar em vez de apenas competir, usar e depreciar os recursos naturais. Isto tende a nos tornar uma espécie mais desenvolvida habitando em um planeta mais saudável e pleno em todas as bases: moral, espiritual, física e biológica.
Porque esta já é uma era incrível:
- Mais coisas estão sendo produzidas com menos recurso
- Produtos e serviços a preços cada vez mais acessíveis
- Mais pessoas estão tendo novas oportunidades em formatos nunca antes imaginados
- O planeta tende a se tornar um planeta mais rico nos próximos 15 anos .
O sistema econômico do planeta ou de um país deve oferecer abundância a seu povo, não escassez. A teoria da abundância serve como base ao novo mundo já populosamente habitado pelos early adopters, cada vez em maior número. Nos novos ecossistemas, pessoas de diferentes tribos se encontram para discutir os problemas do mundo. Intelectuais, mentores, inovadores, investidores…pessoas de todas as comunidades e mercados. Só isso já faz esta revolução valer a pena.
Segundo Gerd Leonhard, falar de transformação digital é 1/10 da conversa completa. As 10 super transformações ( Megashifts) marcarão o fim de um mundo e o inicio do outro. Elas são:
Falar apenas em inovação, bitcóin, Inteligência Artificial não traz a discussão para um ângulo completo. É preciso entender de futurismo para conseguir navegar com desenvoltura na mudança do mundo.
Precisaremos de uma visão maior, que vai além do momento presente e do futuro imediato. A Quarta Revolução Industrial, a Transformação Digital, o surgimento das startups, marcam apenas o início de um grande processo que ficará cada vez mais profundo e acelerado.
No livro “Tecnologia versus Humanidade”, Gerd explica as 10 grandes transformações do mundo nos próximos anos. Estas grandes transformações se unem e interagem para criar este novo mundo, que descartará quase tudo que vivemos agora.
Por exemplo, a mídia já é completamente diferente, as campanhas políticas já são digitais, a forma de vender serviços e produtos mudou radicalmente. Todas as cadeias de valor vem sofrendo impactos.
A biotecnologia tem impactado a medicina e esta é uma grande mudança no sistema de saúde global. Por causa da tecnologia, médicos poderão atender de forma remota ou por tele presença. Isto salva muitas vidas e facilita demais o trabalho das equipes médicas.
Futuristas anunciam que isso tudo vai crescer muito nos próximos cinco anos. As coisas vão ficar tão aceleradas que não conseguiremos entender.
Em breve uma máquina fará o trabalho de 50 mulheres, mas nenhuma poderá fazer o trabalho de uma mulher extraordinária. Pessoas bem formadas, com personalidade construída e qualificadas para o mundo digital terão milhões de oportunidades daqui para frente. Taxa de aprendizagem, coragem, curiosidade e uma lista de comportamentos agora qualificam os trabalhadores do futuro. Capacidade de transformar é uma das mais valiosas competências do mundo exponencial.
Na Singularity University, são anunciadas três próximas revoluções: GNR, Genetic, Nanotecnologies e Robotics. Coisas inimagináveis estão por vir, que redefinem a raça humana e seu jeito de viver.
Klaus Schwab define a Quarta Revolução Industrial como a convergência das tecnologia categorizadas em físicas, biológicas e digitais. A Inteligência Artificial está mostrando a capacidade de desenvolver habilidades muito similares às do ser humano, então pode ser a mais impactante de nossa época.
A conclusão de tudo isso é que precisamos cada vez mais nos aproximar do assunto futuro, não apenas para inovar mas para aprender, compreender e tomar decisões. Todos seremos futuristas. Esta já é uma das habilidades do Líder Exponencial, o comandante das empresas digitais e exponenciais dos próximos anos.
Não devemos subestimar ou diminuir esta transformação e sim nos conectar com o que realmente está acontecendo no mundo. Sem entender grande fotografia da transformação do mundo passaremos de tolos ansiosos correndo em direção alguma.
Os novos analfabetos serão aqueles que não entendem ainda a linguagem da era digital, exponencial e futurista. Pesquise fontes sérias, globais, institutos capacitados, ecossistemas de inovação, centros de pesquisa. Não há uma só teoria nem um só estudo. Tudo está em convergência, inclusive os ecossistemas e o novo conhecimento. São várias fontes, vários caminhos e um só destino: um futuro melhor para a humanidade. Prepare-se!
Para executivos e líderes, a dica é : não adiem a inovação e saibam que inovação de sustentação não basta. Não cometam o erro de planejar 2018 com metodologias obsoletas, que tem como base o passado. Aos empreendedores, qualifiquem-se como líderes de projeto e de negócio: de 800 startups, 3 apenas viram negócio e a displicência com a formação dos líderes custará caro no futuro próximo. Aos profissionais do mercado, continuem trabalhando, mas abram uma porta para olhar para o futuro, antes que a porta do passado feche completamente. Já há muito à nossa disposição para que estejamos preparados para este mundo que nos espera. Future-se!