Uma carreira não regulamentada e cada vez mais comum. Qualquer pessoa pode se auto proclamar futurista. Muitos pensadores de futuro fazem um excelente trabalho, mas pós encantamento, poucos sabem de fato como integrar esta atividade no dia a dia dos negócios e como construir futuros na prática, com pragmatismo e fundamentos sólidos.
15.000 pessoas usam o termo futurista em seu LinkedIn, mas apenas 4% fazem parte do grupo profissional global e somente 2% estão conectados à Federação Global de Estudos de Futuros (Forum de Dubai 2023).
A maioria não tem nenhuma qualificação conceitual, metodológica, nem conhece os fundamentos de #FuturesStudies, apenas estudou em escolas da moda, ou traz narrativas de futuro sem saber como conectá-las com a estratégia atual do negócio.
Regulamentar talvez não seja o caminho ideal, mas é fundamental entender como o credenciamento destes profissionais acontece no mundo. Existem universidades, escolas livres, cursos temáticos que usam parte da metodologia em todo mundo.
No Brasil, a W Futurismo se dedica a esta atividade:
Certificação em Foresight, em português, com um mix de conceitos, fundamentos e métodos das melhores escolas globais.
Foresight Estratégico é uma disciplina transversal, que se integra em diferentes temas e debates de negócio, especialmente no Planejamento Estratégico e nas atividades disruptivas de departamentos ou centros de inovação.
Narrativas de futuro, cases de inovação, tecnologia, tendências, são apenas algumas das dimensões do pensamento sistêmico de um profissional qualificado em Futures Studies. Abordar o futuro exige conhecimento e preparo, como em qualquer outra profissão.
Futuristas profissionais se dedicam a estudar sinais de mudança, apontar probabilidades e desenvolvimentos futuros em diversas áreas da sociedade, tecnologia, economia, cultura e outros campos. Esses profissionais buscam entender como as condições presentes podem influenciar o futuro e trabalham para antecipar possíveis cenários.
As principais atividades de um futurista profissional podem incluir:
Análise de Tendências: Monitoramento de mudanças e desenvolvimentos em várias áreas para identificar padrões e tendências emergentes.
Pesquisa: Coleta de dados e informações relevantes para fundamentar suas prospecções e análises.
Cenários Futuros: Desenvolvimento de diferentes cenários possíveis para o futuro, considerando diversas variáveis e fatores.
Estratégias de Planejamento: Assessoria a empresas, organizações e governos na formulação de estratégias e planos de longo prazo com base nas previsões futuras.
Comunicação: Compartilhamento das descobertas e previsões de maneira acessível para diferentes públicos, como através de palestras, relatórios, blogs ou mídias sociais.
Inovação: Colaboração no desenvolvimento e na extrapolação de soluções inovadoras para enfrentar os desafios futuros identificados.
Foresight (Antecipação): Utilização de metodologias de antecipação para identificar sinais fracos e fortes que possam indicar mudanças significativas no cenário futuro.
Consultoria Estratégica: Assessoramento a empresas e organizações para se adaptarem e prosperarem em ambientes futuros em constante evolução.
Futuristas profissionais podem trabalhar de forma independente, em consultorias especializadas, em instituições acadêmicas, ou como parte de equipes internas de organizações. Sua expertise é valiosa para ajudar na tomada de decisões informadas, antecipando-se a desafios e capitalizando oportunidades em um mundo em constante transformação.
Fuja de narrativas de futuro vazias. Futuristas precisam planos estruturados e resultados tangíveis!
W Futurismo, expert no assunto no Brasil
Antecipamos a mudança e ajudamos empresas a liderarem o futuro.