O objetivo de um Estudo Prospectivo é captar sinais de mudança de forma sistêmica e estruturada, ancorar as tendências diretas e indiretas do tema definido, nas dimensões Social, Tecnológica, Econômica, Ambiental e Política, analisar forças motrizes e desdobramentos de impactos no negócio, produto ou serviço, para sinalizar riscos, oportunidades e ideias disruptivas para o tempo vindouro de longo prazo.
Com o Estudo Prospectivo, empresas podem sair do modo responsivo de mercado para o padrão antecipatório à mudanças, que molda, influencia e acelera o futuro do assunto em pesquisa, fazendo com que a empresa não esteja apenas preparada, mas saiba como trabalhar nas mudanças de forma antecipada e lidere seu segmento perante os concorrentes, cada vez mais ocultos.
A disciplina que estuda futuros é denominada Futures Studies. Trata-se de uma disciplina acadêmica, com frameworks, métodos, conceitos e fundamentos que nos ajudam a abordar o futuro com pragmatismo. A W Futurismo é expert neste assunto do Brasil, pelo maior número de cases aplicados, pelo reconhecimento do conteúdo pelas escolas globais, e por compilar as metodologias das principais escolas do mundo, em português.
Estudos de Futuros são diferentes de pesquisas de tendências, ou apenas de criação de cenários; trazem um verdadeiro arsenal de ferramentas que entregam clareza, ideias, imaginação, visão e planejamento reverso ao cliente.
Strategic Foresight usa diferentes ferramentas de Futures Studies, e exige que a realização seja de maneira participatória e diversa em relação ao tema abordado.
O Foresight Estratégico é a disciplina que mapeia sinais de mudança de maneira integrada, sistêmica e plural, e transforma tendências em estratégia de negócios múltiplas, integrando Visões de Futuro de longo prazo, aspiracionais, com o Planejamento Estratégico e Tático do presente.
É a arte e a ciência de explorar futuros de forma normativa, preditiva e exploratória para descobrir o que ainda não está revelado ou organizado em relação às transformações em andamento. Traz a capacidade de perceber futuros, de escolher o futuro preferido e de entender como construí-lo na prática.
Empresas que usam Foresight Corporativo tem 200% a mais de crescimento e 30% a mais de lucro do que aquelas que não usam, segundo o European Corporate Foresight Group.
Este estudo foi realizado pela equipe de pesquisas e estudos de futuros da W Futurismo, expert no assunto no Brasil. Somos uma consultoria escola com mais de 12 anos de expertise no mercado brasileiro e global, 3.000 alunos, 200 Foresight Practitioners e inúmeras empresas como clientes.
O estudo prospectivo analisa a baseline do passado para o presente e do futuro para o horizonte atual, para verificar padrões de mudança, e projetar possibilidades para o futuro curto, médio e longo prazo para o tema ou o negócio, em um horizonte temporal mínimo de dez anos, a partir de 2025.
O estudo prospectivo compila o resultado de diferentes rodadas de debate em torno de sinais de mudança em andamento, fracos ou intensos, de impactos e prazos diferentes, que anunciam a necessidade de adaptação, inovação ou transformação de negócios, produtos ou serviços atuais.
Estudos prospectivos, muito conhecidos como mapeamento de tendências, tem um espectro mais completo que apenas um mapeamento de probabilidades. Ele usa experts em Strategic Foresight e Futures Studies para entender a raiz das mudanças e das tendências e para ajudar executivos e líderes a tomarem decisões mais adequadas e consistentes frentes às incertezas da era atual.
As condições do mundo mudam constantemente, e empresas e profissionais precisam estar aptos a responderem a estas mudanças de forma ágil e pragmática.
Em Estudos de Futuros, é importante lembrar que o futuro não é previsível, e que há mais de uma possibilidade de futuro para todas as situações. O futuro também não deve ser manipulado, usado ou colonizado por um pequeno grupo de pessoas.
A Prospectiva Estratégica (Gaston Berger, Bertrand de Jouvenel, Hughes de Jouvenel, Jacques Lesourne e Michel Godet), nos ajuda a explorar as possibilidades futuras e a transformá-las em narrativas que trazem informações relevantes para as decisões e estratégias do presente.
A confiabilidade dos dados
Nossa equipe verifica o nível de confiabilidade das fontes, cruza dados de pesquisas e análises preditivas. Os dados passam pelo radar de futuros da W Futurismo, e são analisados por pelo menos três pesquisadores da equipe.
O modelo participatório
A prática de Estudos de Futuros exige modelos participatórios, diversos e plurais. A equipe composta para este estudo considerou diversidade em sexo, cultura, origem, idade, raça e região territorial.
O resultado e a não previsibilidade
Os cenários servem para ativar a imaginação, conectar o futuro ao presente e para manifestar o aprendizado da exploração de probabilidades de futuro. Assim, os decisores podem considerar diferentes possibilidades para tomarem as decisões do presente.
Cenários são uma parte do trabalho de Strategic Foresight, que pode ser complementado por Decision Modeling, Vision, Multiple Strategy, Planning e Action, depois da construção de cenários.