Observamos que pessoas sábias tomam decisões melhores, tem uma performance diferenciada, são mais seguras e causam cada vez mais impacto nos cenários que atuam.
Pensando nisso, decidimos compartilhar um breve relato sobre o comportamento de um gestor durante uma crise econômica na Tailândia. Não estamos em crise, mas passando pela dor do crescimento. Os comportamentos observados podem nos gerar um grande aprendizado. Eles mostram uma alta capacidade de reagir positivamente a grandes adversidades.
Perante dificuldades financeiras, vejam o que este gestor fez:
1. Em vez de buscar crédito financeiro, ele se acalmou, meditou e encontrou soluções criativas. Segundo os budistas, a mente desgovernada não consegue ser criativa.
2. Diminuiu a angústia e buscou um referencial melhor para tomar decisões. Isto gera auto-confiança nas escolhas e uma possibilidade maior de acerto.
3. Aumentou a dose de paciência ao lidar com controvérsias.
4. Examinou a mesma questão várias vezes.
5. Promoveu menos reuniões e dedicou-se a um problema de cada vez, de forma exclusiva.
6. Ouviu os colegas e liderados com mais atenção.
7. Pensou no que aeria melhor para o cliente e para as pessoas que vivem no cenário ou farão parte dele no futuro.
8. Cultivou o entusiasmo com o seu trabalho. Isto é motivador.
Com base nisso, sabemos que nada novidade, mas é tão básico que não fazemos.
“Mudamos a forma de pensar e então podemos mudamos a forma de agir e substituímos ações precárias por outras melhores. Para termos a Visão Correta, precisamos pensar no bem estar dos outros, não apenas no nosso. Para termos a Conduta Correta, precisamos aceitar o esforço necessário para aplicar os princípios da Visão Correta. Um verdadeiro líder introduz estas práticas em seu local de trabalho.” Dalai Lama