Jaqueline Weigel, Jornal Gazeta do Sul, 09 de janeiro de 2023
A incerteza vem se tornando uma constante. Em 2021, minha palestra TED fala justamente sobre a incerteza, e afirmo que é por ela que o futuro começa. A incerteza é a maior ferramenta de um futurista profissional, que estuda sinais e projeta hipóteses de futuro para que pessoas e corporações tomem decisões mais fundamentadas no presente, e saltem para o futuro de forma sustentável e estruturada. É ela que nos dá liberdade de imaginar e criar hipóteses que talvez virem realidade em longo espaço de tempo.
2023 vivemos o pós eleição, a guerra da Ucrânia ainda em andamento e a economia seguindo as previsões: lenta e em redistribuição pelo mundo. Muita gente ainda não sabe exatamente o que fazer em 2023, e qual o horizonte que nos espera. Nunca vi tanto profissional perdido, tanto jovem à deriva, e tanto executivo reconsiderando a participação no caos do mundo corporativo, onde muito se fala e pouco se faz que não manter o foco em dinheiro e lucro. No Século 21, a medida de sucesso não será mais lucro pelo lucro, mas sim como chegar a lucro sustentável, que é medido por vários fatores.
Olhando do macro para o micro, sem dúvida os governos precisam olhar para o longo prazo para decidir mudanças imediatas no curto prazo. As empresas, ao contrário, precisam dar sentido ao curto prazo, e construir uma visão de futuro robusta, impactante e conectada com os desejos atuais da população, ou não passarão de empresas comuns que existem apenas para dar emprego e manter seus lucros em altos patamares.
O mundo está farto de um pequeno grupo ganhando muito e de muita gente sem o mínimo para viver com dignidade. Profissionais liberais e pequenas empresas precisam com urgência rever seus planos de negócio e carreira, estabelecer objetivos relevantes, metas claras, e planos consistentes e flexíveis, que podem ser ajustados a cada 3 meses.
Em tempos de incerteza, agilidade na mudança é essencial. As condições mudam o tempo todo, e a rota precisa acompanhar o cenário. Muita gente está presa no status de manter o que se projetou, mesmo que os sinais estejam fortes de que aquele modelo não está prosperando. O maior risco está em quem está dando muito certo hoje, porque o sucesso também traz ilusões. Costumam ser as maiores vítimas de mudanças repentinas.
Para 2023, invista tempo, energia e dinheiro no planejamento seu futuro de 10 anos, e então no seu plano executivo de doze meses. É agora o tempo de colocar isso no papel, ou seu voo em 2023 pode ser um voo cego e mal sucedido.
Vejo muita gente com ideias magnificas, assim como jovens cheios de vontade, mas completamente perdidos em sua essência.Saber encontrar algumas certezas no meio da incerteza é o que nos faz usar tempos incertos como recursos competitivos. O futuro é liderado por quem planeja bem no presente