futurista

Autor: Jaqueline Weigel, W Futurismo –  futurista profissional e membro da APF, Associação de Futuristas Profissionais

O nome correto para o conhecido Futurismo no Brasil é Foresight, Futures Studies ou Futures Research. Podemos ter profissionais com visões de futuro, pensadores de futuro, tecnologistas, narradores de curiosidades sobre o futuro. Todos são muito importantes para o mundo, e não há uma regulamentação ou uma definição fechada sobre quem é futurista e quem não é. Uma função tão importante não deve ter dono, nem ficar restrito a um pequeno clube.

Em minhas pesquisas pelo mundo, conheci a comunidade acadêmica de Foresight, composta por futuristas e pesquisadores de diversos campos, e imediatamente compreendi que para ser um futurista profissional, é preciso conhecer as metodologias de estudo de futuros, e saber como aplicá-las em diferentes campos. As novidades quando surgem se popularizam, e aos poucos vamos aprendendo a separar os assuntos. Todos precisaremos habilidades e visões para o futuro, mas a comunidade global só reconhece quem se tornou apto a construir o futuro na prática. E como disse Pentti MalasKa, um grande futurista finlandês, não basta intuição, curiosidade ou memórias do passado. É preciso ir além do óbvio e saber como construir futuros de forma pragmática.

Este ano, pela primeira vez o Brasil terá uma certificação internacional. Eu e minha colega Rosa Alegria fazemos parte do Projeto Millennium, da APF ( Associação de Futuristas Profissionais ) e da WFSF ( World Futures Studies Federation, e trabalhamos duro para trazer esta novidade ao Brasil, regada a um corpo docente de fazer inveja ao mundo!  Para começar o assunto, vamos entender o que é e o que faz um futurista.

O futurista profissional estuda futuros para ajudar as pessoas e empresas a entender, antecipar, preparar-se obter vantagem das mudanças vindouras. Não é o objetivo de um futurista prever o que acontecerá no futuro. O futurista usa “previsão” para descrever o que poderia acontecer no futuro e, em alguns casos, o que deveria acontecer no futuro. A maioria das pessoas usa algum tipo de previsão o tempo todo – algo tão simples quanto ouvir a previsão do tempo para se preparar para o dia seguinte. Um futurista profissional usa métodos formais para desenvolver descrições de futuros possíveis.

A saída de um estudo de futuros pode incluir as forças motrizes, suposições, evidências ou indicadores dos futuros. É mais provável que um futurista diga como ou por que um futuro poderia aparecer em vez de dizer qual será o futuro. Um dos princípios fundadores do campo dos estudos futuros é a ideia de escolha pessoal e organizacional. Embora o futuro seja desconhecido, uma pessoa pode identificar possibilidades, selecionar os resultados mais favoráveis ​​e tentar influenciar eventos para criar um futuro desejado.

Considerando os sistemas e a agência humana, os futuristas ajudam a identificar as escolhas que afetam o futuro, para nós e para as gerações futuras.

CURSOS DE FORESIGHT NO BRASIL: 

CURSO DE 8h em SP – INTRODUÇÃO AO FORESIGHT: Se você pensa em se especializar nessa profissão, ou gostaria de aprender mais sobre o Futurismo ou Foresight, inscreva-se no curso Introdução ao Foresight, que acontecerá no dia 22 de fevereiro, em São Paulo. Serão 8 horas de muito conteúdo e ensino da metodologia Foresight, para você compreender mais sobre a transformação do mundo, o que é Futurismo ou Foresight, história do Foresight no mundo, os pilares da ciência de futuros e aplicabilidade e demonstração de metodologias introdutórias.

Inscreva-se no curso Introdução ao Foresight!

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM FORESIGHT ESTRATÉGICO DO BRASIL – 80 H – MAIO 2019, com Jaqueline Weigel, Rosa Alegria e os melhores futuristas do mundo.. Clique aqui para receber o informativo!

O que faz um futurista?

Os futuristas trabalham em grandes e pequenas empresas, governos e organizações sem fins lucrativos, como professores ou pesquisadores em educação, e como consultores ou como funcionários permanentes.

Muitos futuristas se concentram em um tópico, como uma tecnologia ou uma indústria. Outros futuristas estudam amplas mudanças sociais ou problemas globais. Todos os futuristas têm uma visão muito ampla do mundo tanto no escopo quanto no tempo.

Os futuristas tendem a ter uma perspectiva muito mais ampla, consideram horizontes temporais mais longos e incluem muitos outros fatores em um estudo do que analistas como economistas, especialistas em tecnologia, críticos sociais ou comentaristas políticos.

O processo analítico de um futurista se enquadra em cinco áreas gerais:

  • Enquadramento – definindo a questão focal e as condições atuais
  • Scanner – explorando sinais de mudança e impactos
  • Futuros – identificando futuros de linha de base e alternativos
  • Visualização – compromisso com o futuro preferido
  • Projeções – desenvolver protótipos para melhorar a previsão
  • Adaptação – gerando estratégias para futuros alternativo

1 – Enquadramento – onde tudo começa

Um futurista geralmente não se propõe a descrever “O Futuro”. Em geral, um futurista é chamado para ajudar a tomar uma decisão, resolver um problema em particular, adaptar-se a uma mudança futura ou identificar caminhos para a inovação.

A base de um bom projeto de futuros é a sólida compreensão das condições presentes e influências históricas. Um futurista descreve uma situação usando um método deliberado e estruturado. Esse processo inclui as condições de superfície, por exemplo, de uma indústria, mas o futurista também estuda os objetivos e propósitos por trás do setor.

2 – Scanner

A digitalização é o que os futuristas chamam de “observar o que está acontecendo”.

Existem dois tipos de digitalização. A primeira é estudar as tendências gerais que moldam nosso mundo. Os futuristas usam o acrônimo STEEP – para Sociedade, Tecnologia, Econômico, Ambiental, Político – para categorizar informações.

A combinação de tendências STEEP pinta um quadro da direção e as expectativas do futuro. Os futuristas usam uma visão muito ampla do mundo para ajudar a entender as interações entre os eventos.

O segundo tipo de varredura procura por anomalias ou eventos incomuns que podem fornecer uma indicação de mudança ou uma evidência sólida de uma tendência emergente, chamada de sinais fracos.

Ambos os tipos de varredura exigem que os futuristas sejam “esponjas de informação.” Muitos futuristas e organizações usam métodos estruturados de classificação e categorização de dados para ajudar a separar informações úteis do ruído.

A maioria recebe informações de uma ampla variedade de fontes, incluindo jornais, livros, periódicos, revistas científicas e comerciais, previsões, entrevistas com especialistas no assunto, mídia eletrônica, artes e tendências culturais, para citar apenas alguns.

Enquanto a maioria dos futuristas faz uma ampla varredura de informações básicas, é mais eficaz quando usada em combinação com uma estrutura definida e focada.

3 – Futuros Plurais

Todo mundo gosta de uma boa história Para os futuristas, descrever o futuro se enquadra em dois tipos de atividades: cenários de previsão e escrita. Os dois são muito diferentes e é importante entender o porquê.

A previsão descreve como os eventos podem se desdobrar. Todo mundo está familiarizado com uma previsão do tempo. Uma previsão de futuros pode assumir a forma de um roteiro tecnológico, uma projeção de uma tendência ou um aviso de um evento iminente.

Embora muitos futuristas prefiram ficar longe da previsão, todos nós fazemos isso em certa medida. No entanto, ao invés de prever um futuro único, os futuristas consideram múltiplos futuros possíveis. Uma previsão geralmente aceita é chamada de futuro provável ou de linha de base.

Outra descrição comum do futuro para um futurista é um conjunto de cenários. Um cenário é uma descrição de como um futuro ocorreria se um determinado conjunto de eventos ou condições acontecesse.

Cenários são geralmente apresentados em um conjunto de diferentes futuros possíveis, onde cada cenário é baseado em diferentes condições. De volta à analogia do tempo: sem previsão, ainda posso planejar vários cenários. Por exemplo, se estiver ensolarado amanhã, vou dar um passeio no parque. O segundo cenário: se chover amanhã, vou ler um livro.

Os cenários são uma maneira de descrever um futuro para que você possa considerar as consequências antes que um evento aconteça. Isso pode nunca acontecer – provavelmente nunca acontecerá – mas a previsão permitirá que você tome melhores decisões.

4 – Visualização

Como um futurista surge com novas ideias sobre um futuro que ainda não existe?

Descobrir o que poderia acontecer no futuro pode ser uma das partes mais empolgantes de um estudo futuro. Os futuristas usam uma ampla gama de técnicas para imaginar o que poderia ser possível.

Uma maneira de descobrir as possibilidades futuras é perguntar às pessoas. Os futuristas usam várias técnicas para perguntar às pessoas sobre suas ideias e sonhos do futuro. Os métodos vão desde pesquisas estruturadas de especialistas, workshops, entrevistas informais.

Outra maneira de explorar o futuro é olhar profundamente dentro de si mesmo. Através da visualização dirigida, uma pessoa pode imergir em um futuro e “ver” detalhes que, de outra forma, poderiam ter sido negligenciados.

A visualização é usado para descobrir novas oportunidades, abrir e ampliar o leque de possibilidades, pesquisar um futuro em potencial e explorar o futuro, mas também leva a um objetivo.

A partir das descobertas sobre o futuro, o passo final é selecionar dentre todas as possibilidades o que é mais plausível e o que é mais desejável. O propósito de muitos exercícios de visão pode ser obter uma descrição detalhada de como seria o futuro mais atraente. A partir da visão, podemos começar a entender como avançar para esse futuro.

5  – Projeções

E daí? O planejamento é o processo de tirar todas as percepções da visão, da varredura, dos cenários e das previsões, conectando-as à sua estrutura e dizendo: “E daí?”

Como você aplica o conhecimento que você ganha com o seu trabalho futuro depende de por que você estava explorando em primeiro lugar. Algumas das possibilidades: se preparar para a mudança para tomar melhores decisões hoje. Além disse, estar pronto para o que acontecer para evitar surpresas, avaliar as implicações em longo prazo das escolhas, imaginar novas oportunidades e inovações.

Talvez a atividade de planejamento mais importante seja traçar um curso para ir do presente até o futuro que você deseja. Se você chegar a uma visão preferida do futuro, poderá trabalhar de volta ao presente por “backcasting” para identificar as etapas que devem ocorrer para chegar lá.

Depois de ter uma ideia do que precisa acontecer, você pode começar a planejar como fazer com que cada passo ao longo do caminho o leve na direção certa.

Todos os métodos, técnicas e processos de um futurista profissional pretendem melhorar nossa compreensão do que precisa ser feito hoje. Muitas vezes, um produto final de um projeto de futuros não é importante.

O resultado principal é que durante o processo de explorar o futuro, os participantes estão profundamente engajados e conscientes de como ver o futuro por si mesmo.

O objetivo não é apresentar uma única resposta, mas mudar a maneira como você pensa sobre o que poderia acontecer e como escolher o que deveria acontecer.

6- Adaptações

Como podemos gerar opções tendo em vista o que o futuro pode trazer? Os futuristas geralmente trabalham com liderança para testar planos estratégicos contra possíveis futuros. A previsão precede a estratégia para moldar sua formulação. Isso pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças emergentes à medida que os planos são implementados. Os futuristas são frequentemente chamados a comunicar futuros alternativos, visão, objetivos e opções estratégicas para captar a atenção das partes interessadas e influenciar suas ações.

Fonte: APF

 

Saiba mais sobre a W Futurismo:

Palestras sobre Futuros: http://jaquelineweigel.com.br/

Programas in company: https://wfuturismo.com/workshopseprogramas/

Canal de estudos sobre o futuro: https://wfutureschool.sambaplay.tv/

Agenda de cursos: https://www.sympla.com.br/wfuturismo

Conheça os títulos na nossa Livraria Virtual.

 

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram W Futurismo

Facebook W Futurismo

Youtube  W Futurismo

Nosso compromisso é propagar a disciplina de Foresight de alto padrão internacional no Brasil, oferecer metodologias que conectam pessoas e empresas a futuros plurais.

Sonhamos com um Brasil que CRIA seus futuros preferidos!