Jaqueline Weigel, Gazeta do Sul – 18/05/2020
A pandemia obrigará o planeta a renascer, e o novo design do mundo deixará muitas coisas do mundo tradicional para trás. Estamos vivendo uma real ameaça de extinção da nossa espécie, segundo Jeremy Rifkin, sociólogo americano, e muitos sequer estão se dando conta. Para quem estuda sinais de mudança e de futuros como eu, a pandemia não é uma surpresa, e o colapso do planeta tem sido anunciado intensamente nos últimos anos.
A sociedade global vem mudando sua visão e a virada da década anunciou grandes transformações. O choque de gerações e o conflito de ideias é uma das evidências mais robustas. O estilo de vida tradicional vem sendo trocado por uma vida mais experiencial, sustentável, autêntica e original. Os jovens rejeitam fortemente os modelos das gerações anteriores, e no mercado de trabalho digital, os modelos já comprovam que já existem formas melhores de produzir e trabalhar.
A sociedade atual exige das empresas reputação moral, transparência, compromisso com a sustentabilidade do mundo, com a ética, com a governança. Empresas tradicionais estão perdendo cada vez mais espaço, e as ecoempresas que pretendem reestabelecer o planeta, são as queridinhas da nova sociedade. Nossa Mercur é um exemplo, muito à frente do seu tempo e case no mercado atual.
Os impactos econômicos da pandemia serão parecidos com os da Grande Depressão. Reduções por todos os lados, recessão, extinção, desemprego em massa, deflação, inadimplência, desglobalização, automação e mobilização. A retomada já não é possível, porque o que deixamos para trás já não tem mais o mesmo estado.
Como lidar com um cenário tão devastador? Usando a inteligência em todas as suas versões para se reinventar proativamente. Temos sempre mais de uma possibilidade de presente e de futuro. O mundo que criamos faliu, e esta é uma verdade que precisamos aceitar. Pense no que pode ser diferente desde já, imagine como pode ser depois da pandemia, e criar o novo em vez de preservar o que existe é um dos grandes segredos da transformação. Antecipe-se à mudança, em vez de esperar que o mundo volte ao normal.
Na pior das hipóteses, ficaremos recolhidos até dezembro, e se a volta acontecer antes, saiba que o mercado estará restrito de qualquer forma. Deixe as ilusões de lado sem tristeza e encare sua realidade. Redesenhe seu negócio ou sua trilha profissional com urgência. Gerencie sua realidade da melhor forma possível, estabeleça um objetivo razoável para este ano, e marcos a serem conquistados durante os próximos meses. Não busque garantias, teste suas ideias. Avalie, abandone o que não funciona e mude de estrada quantas vezes for necessário, até encontrar uma trilha que funcione. Há muitas oportunidades mesmo agora, durante este evento. Todas as tentativas de mudança são válidas e mais interessantes do que ficar chorando trazer para o “normal” de volta.
Esse artigo foi relevante para você? Então saiba mais sobre a W Futurismo em nossos canais:
Acesse nosso site: https://wfuturismo.com/
Programas in company
Cursos e certificações
Agenda de eventos
Blog
W Podcast
Comunidade W
Contato por email: contato@wfuturismo.com
Contato por whatsapp com Bruno: (11) 97642 8603