No Mix Comportamento dessa semana: Como você usa seu tempo?
Cada vez mais escasso, porque, se o dia tem 24 horas, a semana 7 dias e o ano 365 dias, estamos sem tempo? Porque somos pouco hábeis para gerenciar nossa vida e nossas tarefas do dia a dia. Ouço frases como “não sou dono do meu tempo”.
Se você não é, quem é?
Afirmações pitorescas como estas nos fazem reféns de uma rotina insana, improdutiva, onde fazemos muita coisa irrelevante, e no final do dia, terminamos com a pouco nobre sensação de que não fizemos muita coisa. O fato é, não fizemos. O modelo workaholic está fora de moda. O tipo em questão esteve no auge por anos, e parecia um modelo de sucesso, porque era tão importante quem tinha pouquíssimo tempo livre.
Hoje é um modelo de fracasso. Uma pessoa que frequentemente não tem tempo mostra sua incompetência.
Pessoas de alta performance tem tempo para tudo, planejam, são organizadas, tem disciplina e foco. Claramente sabem para onde vão e o valor do que tentam construir ou conquistar, e verdadeiramente comprometem-se com a jornada.
Reflita sobre o assunto:
- Como você planeja seu ano, seu mês e sua semana?
- Seu dia tem algum tipo de planejamento ou você decide na hora como será e o que fazer?
- Quando planeja, quantas vezes sai do foco? O que tira você frequentemente do foco?
- Você tem habilidade para dizer não ou estabelecer limites quando necessário?
Pessoas eficientes tem objetivos de longo, médio e curto prazo. Tem agenda, distribuem atividades e seguem com disciplina o que definiram em seu plano. Ajustam a rota sempre que necessário, e compensam lacunas. Observe a mesa e o espaço físico de uma pessoa organizada. Saiba que bagunça física gera bagunça mental, e por consequência caos emocional, uma das razões pelas quais perdemos a clareza, o foco e a capacidade de priorizar.
O tempo será sempre o mesmo, o volume aumentou. Não somos seres multitarefas. Tentamos, mas a ciência já comprovou que o cérebro é capaz de fazer bem uma coisa de cada vez. É preciso dar mais atenção às atividades mentais. Meditação e momentos de silêncio podem ser preciosos para voltar a ter clareza e ordem cerebral.
Ter tempo, administrar sua vida e seu trabalho dependem somente de você e da forma como você lida com interferências externas. Pessoas caóticas e desorganizadas não entregam, e passam uma imagem negativa. Pense nisso e comece 2015 de forma diferente.
Estamos em crise?
O Brasil passa por um momento difícil. Com o cenário atual, ninguém sabe exatamente que tipo de ano temos pela frente. Uma coisa é certa: todos nós seremos afetados pela estagnação econômica do país. Crises fortalecem nações e podemos aproveitar este momento para reciclar, desenvolver novas formas, aprender e talvez amadurecer.
Há alguns anos, o Brasil parecia a bola da vez. Não aconteceu. De bola só tivemos o dramático 7 a 1 na Copa, que nos mostrou quão fracos somos como uma Nação Esportiva. De samba e futebol entendíamos. Não exatamente. Agora, precisamos crescer como Nação.
Para superar esse grande momento de adversidade, comece pensando sobre o que está no seu controle. Que responsabilidades você precisa assumir este ano? Como fará para trabalhar e viver bem neste cenário, sem que toda sua vida seja afetada. E lembre-se, nada dura para sempre, mas nestas temporadas, somente pessoas maduras, capazes e centradas sobrevivem.
Pelo mundo: o povo do Atacama no Chile é altamente desenvolvido espiritualmente. Licancabur é o vulcão local que significa a montanha que chora. Montanhas são lugares sagrados, elevados.
Dica: não se esquive de seus compromissos. É imaturo.
Comportamento: nenhuma compra saciará o buraco existencial da alma. Compre menos. Olhe-se mais.
[pb_blockquote author=”Jaqueline Weigel”][/pb_blockquote]