O mundo evolui, e com ele os seres humanos. Progresso é uma lei espiritual. Há alguns anos, profissionais da área de desenvolvimento falam de mudança, adaptabilidade, flexibilidade. Pela primeira vez, estou assistindo a queda e o descarte de pessoas, no cenário profissional e na vida, e confesso, sinto compaixão. Não entendeu o recado, teimou em fórmulas antigas, resistiu, usou discurso pronto. Está atrasado. Não aprecio classificação de seres humanos, mas percebo três tipos de atitude em relação à transformação:
- O sujeito curioso, atento, aberto, que acha as coisas novas interessantes, e evolui em tempo real com o mundo. Alguns têm visão ampliada, e detectam movimentos mesmo antes deles acontecerem.
- A pessoa em transição, nem resistente nem pronta de imediato. Vai mudando, aos poucos, processando as coisas novas. Está atenta, aberta, às vezes um pouco atrasada, mas está em transição.
- O terceiro tipo, o mais complexo atualmente: o resistente. Que não esteve aberto, atento, que teimou em não olhar para dentro porque achou bobagens do mundo moderno. Insistiu em fórmulas prontas, em jeitos que sempre usou, no conhecimento puro, na experiência passada.
Em ano de restrição, as empresas e o mundo descartam peso morto. Tenho presenciado alguns profissionais sendo dispensados e com pouca chance de recolocação. Arranjos societários sofrendo alterações, Associações, parcerias, casamentos, amizades sendo recicladas. Sim, este é o mundo moderno, anunciado há anos, e mais veloz do que nunca. Os consultórios terapêuticos nunca estiveram tão lotados. O principal tema? O que quero ser, a carreira, minha vida sem sentido.
Mudança é condição de continuidade não opção. Precisamos aprender a linguagem do mundo novo, onde não há fronteiras, nem idiomas, nem idade. Todos são um Todo, todos podem ser tudo, todos aprendem, todos evoluem. Este é um fluxo sem negociação. Quem resiste perde tempo e energia. O mundo atropelará pessoas antigas. Não me refiro a valores, nem a tradições, me refiro à velha forma de encarar a vida, as pessoas e o trabalho. O mundo mudou, agora é nossa vez. Injete certeza, não leve tudo para o mental. Esqueça o que aprendeu e mergulhe no mundo novo. Ele é muito mais interessante do que você poderia imaginar.