Todo início de ano é a mesma coisa. Voltamos a pensar no que queremos para o ano que inicia. Conquistas, carreira, academia, dieta, carro novo, viagens, etc…
Comece analisando o que conquistamos daquilo que desejamos no início de 2010?
Na maioria das vezes, este exercício poderia nos trazer frustração, por isso que deixamos esta análise de lado na maioria das vezes, pior, assumimos que por não ter sido capazes de realizar nossos sonhos, aceitamos passivamente “que é assim mesmo. Sempre foi”.
Leia a matéria completa…
Na verdade, nossos clientes de coaching de 2010 atingiram 100% do objetivo traçado e nos mostram que existe uma lacuna em nossa vida pessoal e em nossas carreiras que nos impede de persistir no que queremos: baixas habilidades de comportamento.
Na maioria dos casos, percebemos que as pessoas não sabem estabelecer metas com eficiência, muito menos criar um plano eficaz para alcançá-las. Quando indagadas, citam objetivos abstratos, como ter saúde, ser feliz etc…ou então, derramam uma salada desorganizada de pensamentos que formam um conteúdo caótico em vez de um objetivo claro.
Um coach auxilia o coachee a traçar objetivos importantes, possíveis, de forma estruturada. Também o conduz através de perguntas adequadas a analisar o objetivo. Sua especificidade, sua prioridade perante os demais, a mensuração disso, o tempo para cada conquista e principalmente o valor do objetivo para o coachee, ja que é esta a resposta que fará com que o coachee mantenha o foco na conquista e não disperse ou a esqueça.
Nosso Reveillon é tomado de emoções, e sonhamos alto. Muitas vezes não fazemos mais do que isso, sonhar.
Todo projeto de ano precisa fazer parte de um projeto de vida, de longo, médio e curto prazo. E é então que caímos no próximo abismo deste assunto: muitos de nós não se conhecem o suficiente e não sabem exatamente o que querem construir para suas vidas. Então, objetivos mundanos são o suficiente.
Para os que sabem, milhares de eventos acontecem no percurso, que nos fazem ajustar a rota. Mas na verdade, estes eventos acabam nos tirando da rota. Esta é a diferença de quem é protagonista de sua história e de quem é vítima.
É preciso refletir para criar metas. É preciso criar um roteiro lógico e um plano de ação para cada conquista, e depois disso, desenvolver habilidades de comportamento para conquistá-la. Foco, disciplina, planejamento, persistência, organização, etc….são inúmeras, mas só você poderá descobrir qual é pouco desenvolvida em você e qual você precisa para chegar onde deseja.
Para um coach, este processo é simples.
Para as pessoas, é tão complexo que acabamos achando que acontecerá sozinho ou “não era para ser”. O universo tem um fluxo, e não se importa com você ou com seus desejos. Entre neste fluxo e ele o ajudará. Sorte é quando preparo e oportunidade se cruzam. E o protagonista está lá. Atento e não adormecido por um monte de coisas sem importância que precisam ser feitas.
Contrate um coach. O investimento valerá a pena, e segundo o ICF ( International Coach Federation ), trará 7 vezes mais retorno para você do que o valor investido. Acredite.