No mundo dos #negócios, é comum que as empresas estejam focadas em projetos de curto prazo, buscando resultados imediatos e satisfazendo as demandas atuais.
Segundo Amy Webb, governos focam demais no longo prazo e muito pouco no agora, por serem organismos lentos e complexos, e empresas descartam o longo prazo com desculpas de que em um mundo volátil, não é possível planejar com este horizonte de tempo.
A falta de visão de futuro de longo prazo, mesmo em ecossistemas de inovação, pode expor esses projetos a vulnerabilidades significativas.
Há reais perigos em ignorar a sustentabilidade em diferentes aspectos que não só o ambiental, e surge a importância cada vez mais fundamental de construção de uma visão de futuro sólida para garantir a relevância e a sobrevivência das empresas no longo prazo. #Foresight traz esta resposta.
Visões que não sejam clichê, óbvias, e que manifestem as mais altas ambições de um grupo corporativo, trazendo uma narrativa de impacto social relevante para a sociedade não apenas para os acionistas e stakeholders.
1. A armadilha do imediatismo:
Projetos sem uma visão de futuro de longo prazo tendem a se concentrar exclusivamente em objetivos de curto prazo, como aumentar a receita ou reduzir os custos operacionais imediatamente. Embora esses objetivos sejam importantes, a falta de planejamento estratégico para o futuro pode levar a decisões tomadas às pressas, ignorando fatores críticos, como mudanças tecnológicas, evolução do mercado e demandas dos clientes.
2. A importância da sustentabilidade:
A sustentabilidade empresarial envolve a capacidade de uma empresa se adaptar e prosperar no longo prazo. Isso significa considerar as dimensões econômica, social e ambiental em todas as decisões estratégicas. Projetos sem uma visão de futuro de longo prazo correm o risco de serem incompatíveis com as demandas futuras do mercado, deixando as empresas vulneráveis a mudanças abruptas ou tendências disruptivas.
3. Mudanças tecnológicas e inovação:
O avanço tecnológico é uma das principais forças que moldam o futuro dos negócios. Empresas que negligenciam a importância da inovação e das tecnologias emergentes correm o risco de se tornarem obsoletas em pouco tempo. Projetos sem uma visão de futuro de longo prazo podem não estar preparados para incorporar novas tecnologias, perder oportunidades de diferenciação e ficar para trás em relação à concorrência.
4. A volatilidade do mercado e das demandas dos clientes:
O mercado é dinâmico e as demandas dos clientes estão em constante evolução. Projetos sem visão de futuro correm o risco de não antecipar ou acompanhar essas mudanças. A falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento, compreensão das tendências do mercado e feedback dos clientes pode levar a uma perda de relevância no longo prazo, deixando a empresa em desvantagem competitiva.
5. Riscos ambientais e sociais:
A falta de consideração pelos impactos ambientais e sociais pode expor os projetos e as empresas a riscos significativos. A sociedade está cada vez mais preocupada com questões como sustentabilidade, responsabilidade social e ética nos negócios. Projetos que não levam em conta essas preocupações correm o risco de enfrentar rejeição do mercado, boicotes e danos à reputação, prejudicando sua viabilidade no longo prazo.
No Planejamento Estratégico com Foresight, expertise da W Futurismo no Brasil, revisamos as estratégias e prospectamos futuros plurais, com estratégias múltiplas, diferentes horizontes de tempo e planos de ação integrados de curto, médio e longo prazo.
Um salto que representa 200% de crescimento e 33% a mais de lucro sobre empresas que trabalham apenas com o planejamento estratégico tradicional.
Acesso nosso site e saiba mais sobre a W Futurismo ( consultoria, cursos e palestras)
Fale conosco pelo whatsapp